O que uma plataforma de digitalização/automação precisa ter para ser excelente
ago
24

O que uma plataforma de digitalização/automação precisa ter para ser excelente

3 Comentários

Hoje em dia a palavra de ordem em muitas empresas é a digitalização. Na era do consumidor cada vez mais conectado com a internet, a transformação digital é fundamental para os pequenos, médios e grandes negócios.

É nesse contexto que deve entrar em cena uma excelente plataforma de digitalização/automação, capaz de otimizar processos, proporcionar um bom atendimento ao cliente e tornar o empreendimento cada vez mais competitivo.

A transformação digital há tempos vem sendo prioridade para as empresas que querem obter bons resultados e ganhar destaque em seus respectivos segmentos. A crise provocada pela pandemia intensificou a necessidade da digitalização dos negócios.

Por isso, elencamos as principais características de excelência que uma plataforma de digitalização/automação precisa ter para otimizar os serviços de uma empresa. Confira!

As características de uma boa plataforma de digitalização/automatização

Uma boa plataforma de digitalização/automatização não é um gasto, mas na verdade é um investimento necessário para melhorar e modernizar uma empresa. Graças a ela é possível promover uma boa infraestrutura digital para promover benefícios para vários setores do negócio.

Vale frisar que ambas características andam de mãos dadas e em muitos momentos pode até mesmo ser sinônimas, pois não há automação sem antes existir a digitalização.

Diante disso, é possível mencionar uma série de requisitos que são fundamentais para uma plataforma ser considerada ideal. Vamos ver quais são?

Tecnologia baseada na Computação em Nuvem

A Cloud Computing é um recurso fundamental para otimização de várias atividades na empresa. Ela permite o acesso rápido a conteúdos e informações, facilitando também o armazenamento e o compartilhamento de arquivos.

Além do mais, o sistema baseado em nuvem possibilita a redução de alguns gastos, pois pode diminuir o uso de equipamentos e demais suprimentos.

Gerenciamento de problemas

É importante que uma plataforma de digitalização/automação apresente soluções de forma rápida. Posto isso, ela deve estar apta a permitir a identificação de algum tipo de problema no ambiente de TI, encontrar a origem dessa falha e encerrar o ciclo trazendo a solução definitiva.

Apresentação de relatórios

A plataforma também deve apresentar relatórios, pois estes orientam a gestão do negócio trazendo informações relevantes. Isso auxilia na elaboração das estratégias e até mesmo no conhecimento sobre o público consumidor.

Entretanto, é importante obter tais relatórios de maneira organizada e fácil de ser analisado. Além disso, é pertinente que a plataforma permita a integração com soluções de BI e outras ferramentas do cliente que ajudam na análise dos dados.

Mobilidade

É vantajoso que a plataforma de digitalização/automação possibilite também uma gestão por meio de dispositivos móveis. Esse recurso traz mais agilidade, permitindo que o gestor possa acessar os dados importantes da empresa de onde quiser e sempre que necessário.

Melhoria no RH

O setor dos Recursos Humanos é um segmento relevante demais em um negócio. Por isso, ele não deve ser deixado de lado. Sendo assim, a plataforma de digitalização/automação adequada deve apresentar funcionalidades que auxiliam esse setor.

Entre algumas dessas funções importantes estão a solicitação de férias, a aberturas de vagas na empresa, a contratação, o controle de ponto e outros recursos igualmente pertinentes.

Controle financeiro

A administração das finanças também merece atenção em qualquer empreendimento. Por isso, uma boa plataforma de digitalização/automação deve apresentar recursos que facilitam a gestão do fluxo de caixa, das contas a serem pagas, controle de despesas e demais recursos.

Base de conhecimento

Ela consiste em um espaço onde são armazenadas informações relevantes que podem ser acessadas sempre que possível, tanto por colaboradores quanto pelos clientes. É importante ter uma base de conhecimento para sanar várias dúvidas e agilizar a busca de soluções e procedimentos.

Saiba porque a solução é investir em uma plataforma de digitalização/automação

A digitalização/automação faz com que a gestão do negócio seja realizada de modo integrado e unificado. Uma das vantagens disso é a facilidade de gerenciamento de todos os setores do negócio, pois se torna mais fácil trocar informações de modo ágil e transparente.

Com isso, todos os procedimentos são organizados em um só lugar, agilizando a realização das atividades e também o atendimento ao cliente. Além disso, os resultados aparecerão em várias frentes. Acompanhe!

Reter clientes

Tão importante quanto captar leads e conquistar clientes, é garantir que eles retornem para o seu negócio. Uma boa gestão, proporcionada pela plataforma ideal, permite isso, pois ela confere a otimização de todos os processos, inclusive um atendimento de qualidade.

Facilitar as tomadas de decisão

Os recursos das plataformas de digitalização/automação, tais como relatórios e análise de dados, são excelentes para orientar o gestor na elaboração das suas estratégias e nas tomadas de decisões.

Com isso, o gestor fica mais seguro para saber qual o caminho seguir e quais ações adotar para obter os melhores resultados.

Visto que empreender é tomar decisões o tempo todo, é fundamental poder contar com uma base de dados corretos. A digitalização/automação, nesse caso, é o passo inicial para não errar quando uma decisão estratégica necessita ser tomada.

Como a plataforma de digitalização/automação adequada gera dados sólidos e confiáveis sobre o negócio e seu desempenho, então ela se consolida como a solução ideal para o seu negócio.

Eliminação de erros

Ainda que haja dedicação e competência por parte dos colaboradores, é possível ocorrer falhas nos procedimentos, que geralmente são cansativos e longos.

É aí que uma plataforma de digitalização/automação mostra mais uma vez a sua eficiência, especialmente quando os processos são realizados de forma manual.

Um equívoco pode resultar prejuízos no faturamento, falhas nos processos e atrapalhar a dinâmica de trabalho na empresa.

Uma plataforma que viabiliza e integra setores da empresa faz com que a execução dos processos seja mais rápida, eficiente e livre de falhas. Desse modo, o empreendedor tem totais condições de atender melhor os clientes e tornar o seu negócio mais competitivo.

Uma plataforma de digitalização/automação é o que você precisa para a sua empresa crescer organizada

A digitalização/automação, é o caminho certo para uma boa gestão. Portanto, para tornar o seu negócio mais competitivo e atualizado, venha conversar com a gente e conheça a nossa plataforma para os processos da sua empresa.

3 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    jun
    24

    9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

    • 24 de junho de 2021

    A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais
    maio
    24

    Certificação Pink Elephant – Saiba mais sobre essa conquista da Cervello

    • 24 de maio de 2021

    A Cervello recebe este mês a Certificação PinkVerify, dando um importante passo para trazer ainda mais segurança e credibilidade aos empreendimentos na era digital. A Pink Elephant é conhecida internacionalmente no segmento de ITIL e ITSM. E a Cervello, nesse caso, apenas comprova o quanto é uma empresa antenada ao que há de mais importante… Leia Mais
    maio
    20

    O futuro dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC)

    • 20 de maio de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello participou do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG. Esse evento, realizado no formato online, foi criado e organizado pelo IEG. O 8º Shared Services Knowledge Exchange abordou temas relevantes sobre a digitalização nas empresas, tendo como público-alvo líderes e diretores de alta e média gerência de CSC,… Leia Mais
    maio
    04

    Home office e Service Desk cognitivo – A combinação essencial para 2021

    • 4 de maio de 2021

    Em tempos de pandemia, a transformação digital, que já era importante para o bom andamento dos negócios, se tornou a solução definitiva. É nesse contexto que o Service Desk ganha ainda mais relevância. Além disso, aliado a outras práticas que auxiliam as empresas, como o Home Office, o Service Desk assegura resultados positivos para as… Leia Mais
    maio
    04

    Sua empresa deve investir em automação e digitalização processos?

    • 4 de maio de 2021

    Não há saída! A solução é a automação e a digitalização de processos. É desse modo que qualquer empreendimento, seja uma mega corporação ou um pequeno negócio, tem condições de se adaptar à era digital. Nesse contexto, em que os consumidores utilizam canais digitais no dia a dia, é fundamental que as empresas também façam… Leia Mais
    abr
    30

    Cervello participa do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG

    • 30 de abril de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello vai participar do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG, um evento online criado e patrocinado pelo IEG. O SSKE faz parte de 4 eventos, no entanto, para essa edição, a Cervello irá patrocinar 3 deles. O 8º Shared Services Knowledge Exchange será realizado no formato online e… Leia Mais