O que uma plataforma de digitalização/automação precisa ter para ser excelente
ago
24

O que uma plataforma de digitalização/automação precisa ter para ser excelente

Deixe um comentário

Hoje em dia a palavra de ordem em muitas empresas é a digitalização. Na era do consumidor cada vez mais conectado com a internet, a transformação digital é fundamental para os pequenos, médios e grandes negócios.

É nesse contexto que deve entrar em cena uma excelente plataforma de digitalização/automação, capaz de otimizar processos, proporcionar um bom atendimento ao cliente e tornar o empreendimento cada vez mais competitivo.

A transformação digital há tempos vem sendo prioridade para as empresas que querem obter bons resultados e ganhar destaque em seus respectivos segmentos. A crise provocada pela pandemia intensificou a necessidade da digitalização dos negócios.

Por isso, elencamos as principais características de excelência que uma plataforma de digitalização/automação precisa ter para otimizar os serviços de uma empresa. Confira!

As características de uma boa plataforma de digitalização/automatização

Uma boa plataforma de digitalização/automatização não é um gasto, mas na verdade é um investimento necessário para melhorar e modernizar uma empresa. Graças a ela é possível promover uma boa infraestrutura digital para promover benefícios para vários setores do negócio.

Vale frisar que ambas características andam de mãos dadas e em muitos momentos pode até mesmo ser sinônimas, pois não há automação sem antes existir a digitalização.

Diante disso, é possível mencionar uma série de requisitos que são fundamentais para uma plataforma ser considerada ideal. Vamos ver quais são?

Tecnologia baseada na Computação em Nuvem

A Cloud Computing é um recurso fundamental para otimização de várias atividades na empresa. Ela permite o acesso rápido a conteúdos e informações, facilitando também o armazenamento e o compartilhamento de arquivos.

Além do mais, o sistema baseado em nuvem possibilita a redução de alguns gastos, pois pode diminuir o uso de equipamentos e demais suprimentos.

Gerenciamento de problemas

É importante que uma plataforma de digitalização/automação apresente soluções de forma rápida. Posto isso, ela deve estar apta a permitir a identificação de algum tipo de problema no ambiente de TI, encontrar a origem dessa falha e encerrar o ciclo trazendo a solução definitiva.

Apresentação de relatórios

A plataforma também deve apresentar relatórios, pois estes orientam a gestão do negócio trazendo informações relevantes. Isso auxilia na elaboração das estratégias e até mesmo no conhecimento sobre o público consumidor.

Entretanto, é importante obter tais relatórios de maneira organizada e fácil de ser analisado. Além disso, é pertinente que a plataforma permita a integração com soluções de BI e outras ferramentas do cliente que ajudam na análise dos dados.

Mobilidade

É vantajoso que a plataforma de digitalização/automação possibilite também uma gestão por meio de dispositivos móveis. Esse recurso traz mais agilidade, permitindo que o gestor possa acessar os dados importantes da empresa de onde quiser e sempre que necessário.

Melhoria no RH

O setor dos Recursos Humanos é um segmento relevante demais em um negócio. Por isso, ele não deve ser deixado de lado. Sendo assim, a plataforma de digitalização/automação adequada deve apresentar funcionalidades que auxiliam esse setor.

Entre algumas dessas funções importantes estão a solicitação de férias, a aberturas de vagas na empresa, a contratação, o controle de ponto e outros recursos igualmente pertinentes.

Controle financeiro

A administração das finanças também merece atenção em qualquer empreendimento. Por isso, uma boa plataforma de digitalização/automação deve apresentar recursos que facilitam a gestão do fluxo de caixa, das contas a serem pagas, controle de despesas e demais recursos.

Base de conhecimento

Ela consiste em um espaço onde são armazenadas informações relevantes que podem ser acessadas sempre que possível, tanto por colaboradores quanto pelos clientes. É importante ter uma base de conhecimento para sanar várias dúvidas e agilizar a busca de soluções e procedimentos.

Saiba porque a solução é investir em uma plataforma de digitalização/automação

A digitalização/automação faz com que a gestão do negócio seja realizada de modo integrado e unificado. Uma das vantagens disso é a facilidade de gerenciamento de todos os setores do negócio, pois se torna mais fácil trocar informações de modo ágil e transparente.

Com isso, todos os procedimentos são organizados em um só lugar, agilizando a realização das atividades e também o atendimento ao cliente. Além disso, os resultados aparecerão em várias frentes. Acompanhe!

Reter clientes

Tão importante quanto captar leads e conquistar clientes, é garantir que eles retornem para o seu negócio. Uma boa gestão, proporcionada pela plataforma ideal, permite isso, pois ela confere a otimização de todos os processos, inclusive um atendimento de qualidade.

Facilitar as tomadas de decisão

Os recursos das plataformas de digitalização/automação, tais como relatórios e análise de dados, são excelentes para orientar o gestor na elaboração das suas estratégias e nas tomadas de decisões.

Com isso, o gestor fica mais seguro para saber qual o caminho seguir e quais ações adotar para obter os melhores resultados.

Visto que empreender é tomar decisões o tempo todo, é fundamental poder contar com uma base de dados corretos. A digitalização/automação, nesse caso, é o passo inicial para não errar quando uma decisão estratégica necessita ser tomada.

Como a plataforma de digitalização/automação adequada gera dados sólidos e confiáveis sobre o negócio e seu desempenho, então ela se consolida como a solução ideal para o seu negócio.

Eliminação de erros

Ainda que haja dedicação e competência por parte dos colaboradores, é possível ocorrer falhas nos procedimentos, que geralmente são cansativos e longos.

É aí que uma plataforma de digitalização/automação mostra mais uma vez a sua eficiência, especialmente quando os processos são realizados de forma manual.

Um equívoco pode resultar prejuízos no faturamento, falhas nos processos e atrapalhar a dinâmica de trabalho na empresa.

Uma plataforma que viabiliza e integra setores da empresa faz com que a execução dos processos seja mais rápida, eficiente e livre de falhas. Desse modo, o empreendedor tem totais condições de atender melhor os clientes e tornar o seu negócio mais competitivo.

Uma plataforma de digitalização/automação é o que você precisa para a sua empresa crescer organizada

A digitalização/automação, é o caminho certo para uma boa gestão. Portanto, para tornar o seu negócio mais competitivo e atualizado, venha conversar com a gente e conheça a nossa plataforma para os processos da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

out
20

O que é o Enterprise Service Management (ESM) e por que investir nessa tecnologia

• 20 de outubro de 2020

Na atual era digital, em que a automação de processos é fundamental para trazer bons resultados para qualquer empresa, o TI, famoso setor de Tecnologia da Informação, ganha bastante relevância. Nesse contexto, saber o que é o Enterprise Service Management é essencial. O ESM, como também pode ser chamado, significa Gestão de Serviços Empresariais. Ele… Leia Mais
set
21

7 funções indispensáveis em um sistema de automação de processos

• 21 de setembro de 2020

A automação de processos na era digital é essencial, pois as empresas cada vez mais necessitam de ferramentas capazes de otimizar os seus serviços. Por essa razão, um bom sistema de automação deve oferecer algumas funcionalidades importantes. Nesse artigo você irá conhecer algumas funções que são consideradas importantes para que um sistema de automação trabalhe… Leia Mais
set
04

5 sinais que você precisa de um novo sistema de automação de processos

• 4 de setembro de 2020

Ter um sistema de automação de processos é bom, mas poder contar com um novo, atualizado e com recursos otimizados é ainda melhor. Um bom sistema de automação é fundamental para que um negócio seja bem sucedido, ainda mais diante da constante evolução da tecnologia, em que soluções digitais passam a ser usadas para modelar… Leia Mais
ago
24

O que uma plataforma de digitalização/automação precisa ter para ser excelente

• 24 de agosto de 2020

Hoje em dia a palavra de ordem em muitas empresas é a digitalização. Na era do consumidor cada vez mais conectado com a internet, a transformação digital é fundamental para os pequenos, médios e grandes negócios. É nesse contexto que deve entrar em cena uma excelente plataforma de digitalização/automação, capaz de otimizar processos, proporcionar um… Leia Mais
ago
17

Base de conhecimento: como aliar às soluções do seu cliente

• 17 de agosto de 2020

Na atual era da informação, imagine poder proporcionar para o público do seu negócio um conteúdo de maneira rápida e ágil. A adoção de uma boa base de conhecimento permite essa iniciativa. Esse tipo de recurso centraliza as informações referentes ao seu negócio e isso acaba trazendo resultados positivos como, por exemplo, o fortalecimento da… Leia Mais
ago
11

Outside In: como melhorar o BPM com essa estratégia?

• 11 de agosto de 2020

Para obter um melhor gerenciamento do seu negócio é fundamental conhecer como funcionam os procedimentos básicos que envolvem esse negócio. É aí que entra o conceito de Outside In. É importante conhecer os processos básicos de um negócio para proporcionar uma gestão adequada. Sem ter um amplo domínio desses processos se torna impossível mensurá-los e… Leia Mais