Veja 3 dicas para um Planejamento de Distribuição (DRP) mais eficiente
abr
01

Veja 3 dicas para um Planejamento de Distribuição (DRP) mais eficiente

1 Comentário

Muitas vezes, acabamos identificando alguns pontos que podem ser melhorados dentro da nossa rotina corporativa. Mas, é bastante comum não saber quais são as soluções mais adequadas para otimizar processos, além de organizar estoques e insumos do negócio. Fique atento, pois o DRP pode ser a ferramenta que você precisa para realizar essas tarefas.

É preciso fazer uma análise para descobrir onde estão acontecendo possíveis desperdícios e as razões pelas quais faltam produtos nas lojas, enquanto o centro de distribuição possui esses itens.

Tenha em mente que automatizar e comunicar esse planejamento é a chave para o sucesso. Neste post, vamos listar algumas dicas eficientes para o desenvolvimento de um Planejamento de Distribuição. Confira!

O que é o DRP?

A sigla DRP vem do inglês, Distribution Requirements Planning, traduzida como Planejamento de Distribuição em nosso idioma. A principal funcionalidade do DRP é realizar a distribuição de produtos que são acondicionados em Centros de Distribuição (CD) dos setores do varejo e atacado, antes de serem direcionados para os pontos de venda (PDV).

Para tanto, esse tipo de sistema faz recomendações em relação à maneira, ao tempo e a quantidade ideal para cada mercadoria ser enviada às lojas. Os pilares para essas sugestões da ferramenta são critérios como o padrão médio de vendas de cada PDV, o prazo para o produto sair do CD e chegar aos pontos de venda, a regularidade que eles precisam ser repostos e o estoque adequado para que cada produto tenha uma margem de segurança produzida.

De acordo com essas variáveis, fica factível realizar o cálculo do nível de estoque de cada item para cada um dos PDVs. A plataforma faz essa conta, elaborando sugestões de reposição. Vamos dar um exemplo para ilustrar melhor o conceito de DRP online.

Digamos que uma rede de lojas de sapatos comercialize sandálias de um fornecedor específico. Vamos considerar que um dos empreendimentos venda 200 pares dessas sandálias todos os meses e que a reposição do produto deve acontecer a cada semana.

Então, o estoque de segurança é mantido com a margem de 20 unidades do produto e a viagem entre o Centro de Distribuição mais perto dessa localização demora 2 dias. O DRP online fará a combinação desses dados, além de considerar outras informações, que abordaremos mais para frente neste post, para definir a sugestão da quantidade e de quando é melhor mandar mais sandálias para o ponto do varejo.

Quais as vantagens do Planejamento de Distribuição?

Contar com um sistema para automatizar seu Planejamento de Distribuição representa diversas vantagens competitivas para o negócio. A primeira delas é permitir que exista equilíbrio entre as vendas e o armazenamento das mercadorias, para que o lojista não fique sem os produtos que precisa.

Vale lembrar que problemas de ruptura na logística causam prejuízos financeiros e, em um cenário mais amplo, a perda de clientes, enquanto ter um volume maior de determinado item do que o necessário gera a urgência de ações promocionais, que reduzem a margem de lucro.

O Planejamento de Distribuição atua justamente nesse âmbito, otimizando o serviço de vendas, já que os produtos estão sempre disponíveis para serem comercializados, impactando positivamente no faturamento da empresa.

Visto que estoque é sinônimo de capital parado, a partir do momento que o DRP torna mais inteligente a quantidade de produção e armazenamento de mercadorias, o empresário passa a ter essa verba disponível para ser aplicada em soluções estratégicas para aumentar a rentabilidade no negócio.

Dicas para desenvolver um Planejamento de Distribuição mais eficiente

Chegou a hora de conhecer 3 dicas para elaborar um DRP corretamente. Veja:

1. Realizar o mapeamento da disponibilidade dos produtos

Para começar um DRP, o primeiro passo é realizar o mapeamento de cada um dos produtos que estão disponíveis no Centro de Distribuição, além dos itens que já se encontram em algum ponto de venda.

Depois que esse levantamento for concluído, é a hora do sistema começar a trabalhar. A plataforma se baseará nesses dados para definir as melhores soluções, a fim de realizar a sincronização dos procedimentos de logística.

Saiba quais são as informações mais relevantes para iniciar um Planejamento de Distribuição:

  • previsão da demanda desses produtos;
  • estoque à disposição no CD;
  • ordens de entrega atuais e para o futuro;
  • produção que ainda não foi finalizada;
  • o lead time do pedido, ou seja, o tempo que o cliente demora, desde a compra, para receber o produto;
  • frequência de entregas;
  • entre outros.

2. Criar o modelo do DRP

A segunda fase do Planejamento de Distribuição é criar um modelo dentro do sistema de automação, de modo que sejam estabelecidas todas as ações fundamentais para que o mercado esteja sempre abastecido.

Essa é uma etapa de grande importância no que tange a elaboração de estratégias adequadas para a logística. Elas precisam estar em concordância com o que cada localização atendida necessita.

Nesse estágio, é aconselhável que sejam definidos os seguintes tópicos:

  • quais os produtos e suas quantidades;
  • o melhor prazo para que esses produtos sejam distribuídos;
  • o plano de como serão transportados;
  • qual será a mão de obra necessária para que os procedimentos sejam realizados;
  • que tipo de equipamentos devem ser usados;
  • as necessidades estruturais para o CD. Caso exista mais de um, considerar o estudo individual das localizações;
  • a quantidade de mercadoria armazenada que precisa de investimento;
  • o ciclo da demanda de aquisição dos produtos disponíveis.

3. Recomendar as condutas apropriadas

Quando as informações já foram obtidas e as contas referentes ao cenário atual do empreendimento foram feitas, a ferramenta de DRP passará a recomendar quais são as condutas que devem ser seguidas.

Isso servirá para que a instituição seja capaz de alcançar o patamar ideal entre a compra, a produção e a distribuição das mercadorias. Dessa forma, a empresa estará pronta para atender as necessidades do seu setor de atuação. O resultado é uma logística totalmente otimizada, sem sobra e nem falta de produtos.

Ter um Centro de Distribuição lotado de mercadoria não quer dizer que o atendimento ao cliente será perfeito. Na verdade, ajustar corretamente quantidades e prazos de produção dos produtos é fundamental para gerir o estoque e administrar a empresa de uma maneira realmente inteligente.

Ficou com alguma dúvida sobre o DRP? Deixe seu comentário aqui. Vamos responder todos os questionamentos!

1 comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    set
    27

    A automação vai substituir o trabalho humano?

    • 27 de setembro de 2021

    Hoje em dia a automação de processos é pauta frequente na gestão de negócios. Qualquer empresa que tenha a intenção de proporcionar um atendimento de qualidade aos clientes e queira posicionar melhor a sua marca, entende a importância desse conceito. E se levarmos em conta o fator “pandemia”, então as ferramentas de automação deixam de… Leia Mais
    set
    21

    RPA e BPM – Os dois lados da mesma moeda

    • 21 de setembro de 2021

    Vivemos na era da transformação digital e da automação de processos. Nesse contexto, toda e qualquer empresa, independentemente do tamanho e da área de atuação, deve estar apta a aderir novas tecnologias. E entre tantas novidades quando o assunto é a digitalização na gestão de um negócio, vale prestar atenção em duas siglas importantes: o… Leia Mais
    set
    16

    O que é ITIL? Saiba como ele influencia no sucesso da empresa

    • 16 de setembro de 2021

    A transformação digital nas empresas não se resume apenas ao gestor gerenciar o site e as redes sociais do seu negócio. Essa transformação implica em uma mudança completa, viabilizando o uso de ferramentas digitais em todas as áreas da empresa. É nesse contexto, em que a automação de processos demanda dos empreendedores um maior conhecimento… Leia Mais
    ago
    05

    7 lições sobre como a tecnologia pode agregar valor para um time

    • 5 de agosto de 2021

    A transformação digital nas empresas já não é mais uma novidade, mas sim uma necessidade. Em tempos de redes sociais, smartphones e o aumento das compras online, a digitalização deve nortear as estratégias de qualquer empresa. É nesse cenário, de era digital e consumidores cada vez mais adeptos a aplicativos e demais ferramentas, que os… Leia Mais
    jul
    28

    Retenção de clientes – Como uma ferramenta de digitalização e automação pode ser a solução

    • 28 de julho de 2021

    “Atrair clientes”. Essa frase é o mantra de quem gerencia um negócio, ou pretende um dia gerenciar. E por conta disso, hoje em dia existem muitas técnicas, estratégias e também várias ferramentas que auxiliam o gestor a conquistar clientes. Contudo, se a conquista e a fidelização são importantes, vale também dar uma atenção para a… Leia Mais
    jul
    28

    Humanização dos atendimentos | Qual a importância para as empresas?

    • 28 de julho de 2021

    A principal razão que torna importante a humanização do atendimento para as empresas está em uma lógica bastante simples: os seus clientes são pessoas. Portanto, não é por acaso que a humanização dos atendimentos é baseada em conceitos como empatia e exclusividade. Eles se tornam parte fundamental da filosofia das melhores empresas, independente do segmento…. Leia Mais
    jul
    28

    Sabia que o ESM é a melhor forma de otimizar a sua empresa?

    • 28 de julho de 2021

    A transformação digital já chegou com tudo quando o assunto é a gestão de um negócio. O empreendedor que não investir na automação dos processos e gerenciamento de serviços corporativos com certeza vai assistir uma baixa procura pelos produtos ou serviços. Além disso, sem a digitalização o negócio perde capacidade de competir contra os concorrentes…. Leia Mais
    jun
    24

    9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

    • 24 de junho de 2021

    A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais