O que realmente significa transformação digital?
out
26

O que realmente significa transformação digital?

3 Comentários

Entender o que é a transformação digital é entender o presente e o futuro dos métodos de gestão. A digitalização chegou para ficar e é ela quem vai ditar os rumos dos negócios daqui por diante.

É por meio de várias ferramentas digitais que a maioria das interações com os clientes são – e continuarão sendo – realizadas.

Estratégias como o e-mail marketing, o atendimento por meio de chatbots, a análise de Big Data. Tudo isso é o reflexo da transformação digital auxiliando a gestão de um negócio, seja ele um grande empreendimento ou uma pequena Startup.

Além do mais, em tempos de pandemia, o processo de transformação digital é o grande aliado para as empresas se manterem firmes e fortes.

Mas afinal, o que é essa transformação e como ela realmente ajuda o seu negócio? Para saber mais a fundo a respeito desse tema, confira os tópicos abaixo:

O que é a transformação digital?

A transformação digital significa providenciar uma reestruturação nos processos de gestão da empresa, adotando para isso ferramentas tecnológicas adequadas para esse objetivo. Reparou que o conceito fala em “reestruturação”, não é mesmo?

Esse termo não está aí por acaso, pois quando se fala em processo de transformação digital, não estamos nos referindo apenas ao fato de criar um site para a empresa e utilizar as redes sociais para interagir com os clientes.

É possível afirmar que o embrião da atual transformação digital iniciou na metade da década de 90, quando a geração Z, composta pelos “nativos digitais”, surgiu. Essa geração nasceu bem no período em que a internet rumava para a sua popularidade.

Hoje em dia podemos afirmar que essa transformação é um processo de reestruturação completa, que abrange vários aspectos de um negócio, desde a gestão financeira do negócio, incluindo outros setores, como o RH e o atendimento.

Em suma, a transformação digital é uma mudança completa no modo como a empresa gerencia os seus processos e interage com os consumidores.

Por essa razão, dependendo do tipo de empreendimento, o processo de transformação digital pode exigir investimentos mais elevados e também levar um pouco mais de tempo. Não é algo que é feito de um dia para o outro, porém ainda assim permanece sendo fundamental.

Saiba quais são as vantagens da transformação digital

Por envolver ferramentas e softwares modernos, talvez seja possível imaginar que os processos de transformação digital são voltados apenas para as empresas que atuam no segmento da tecnologia.

Errado! A digitalização dos processos é algo que deve ser feito “para ontem” em negócios de qualquer segmento. Um pequeno restaurante vai se beneficiar muito quando adotar recursos digitais que facilitam o atendimento e os pedidos dos clientes.

Um escritório se tornará mais produtivo quando adotar ferramentas que viabilizam o Home Office e a interação entre os integrantes da equipe. Pense nos benefícios que esse restaurante – em tempos de pandemia – terá ao facilitar as entregas aos clientes.

Imagine também o quanto o Home Office será saudável para os colaboradores de uma empresa, tendo a oportunidade de realizarem as atividades do trabalho sem sair de casa.

Além do mais, vale ficar por dentro de outros benefícios que a transformação digital pode trazer para o seu negócio. Confira!

Controle do gerenciamento

Diante do uso das ferramentas digitais é possível tornar a gestão do seu negócio ainda mais eficiente. Soluções como Computação em Nuvem, Chatbots e outros recursos atuam beneficiando a adoção de estratégias e o gerenciamento de todos setores da empresa.

Isso tudo torna o processo de trabalho mais produtivo e ainda oferece informações relevantes para que decisões sejam tomadas de forma eficiente, baseadas em dados devidamente analisados.

Procedimentos mais simples

A digitalização e a automação de processos possibilitam alguns avanços, como a integração de setores, a mensuração de resultados e a utilização de recursos de Computação em Nuvem. Tais tecnologias simplificam várias tarefas.

No caso da Computação em Nuvem, por exemplo, ela viabiliza o acesso rápido a arquivos. Isso pode ser feito de qualquer lugar.

Menos gastos e mais produtividade

A transformação digital também viabiliza a diminuição de gastos na empresa. Um exemplo disso é a implementação da automação de processos que possibilita otimizar a produtividade por meio de tecnologias de RPA.  

Melhor atendimento e compreensão do comportamento dos consumidores

Os recursos digitais atuais também permitem mensurar o resultado de estratégias e analisar dados importantes acerca do comportamento dos consumidores. Isso torna mais fácil encontrar as melhores maneiras de abordar o público.

Não dá para esquecer também das ferramentas que facilitam o atendimento. Os chatbots, baseados em Inteligência Artificial e Machine Learning, são bons exemplos. Com eles, um e-commerce pode atender os clientes sempre que for necessário.

Como fazer corretamente o processo de transformação digital em sua empresa?

Que os processos de transformação digital são importantes ninguém mais duvida. No entanto, não basta simplesmente entrar nesse barco, pois é preciso antes compreender aonde você pretende levar o seu negócio, ter um mapa para guiá-lo nessa empreitada.

Para não errar na hora de investir na utilização de ferramentas digitais para o seu negócio, é preciso ficar de olho em alguns aspectos fundamentais.

Tenha uma estratégia

Não adianta digitalizar apenas por digitalizar. É preciso adequar as ferramentas digitais com a natureza do seu negócio. Pergunte o que o seu empreendimento necessita no momento. Integrar os setores? Treinar a equipe? Melhorar o atendimento?

Esses questionamentos ajudam a você entender melhor como deve ser o processo de transformação digital da sua empresa e evitar se empolgar demais com recursos que no fim você não irá precisar.

Mude os pensamentos

A transformação digital é uma mudança que deve começar de dentro da empresa, por meio de uma forma de pensar cada vez mais informatizada. Isso não significa em desumanizar o negócio, pelo contrário, significa melhorar o trabalho por meio da tecnologia.

Se antes os colaboradores perdiam tempo com procedimentos repetitivos e demorados, a utilização de softwares vai otimizar esses trabalhos. É por isso que antes de digitalizar é importante esclarecer para os funcionários os motivos e as vantagens das mudanças.

A mudança é permanente

Não pense que a transformação digital é um processo linear, com início, meio e fim. Na verdade, ela é algo que deve ser trabalhado constantemente. As tecnologias evoluem e é importante que o gestor fique atento para as novidades e possibilidades.

Transformação digital significa se manter atualizado

Nesse cenário de pandemia, em que o consumidor utiliza a internet, smartphones e vários recursos digitais, é essencial que as empresas também sigam esse caminho.

É desse modo que as empresas vão entrar em sintonia com o contexto atual, cada vez mais rápido, interativo e digitalizado.

Gostou das dicas e informações? Se você achou essas informações relevantes compartilhe essa postagem nas suas redes sociais e com sua rede de contatos que ainda têm dúvidas sobre a transformação digital.

3 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    jun
    24

    9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

    • 24 de junho de 2021

    A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais
    maio
    24

    Certificação Pink Elephant – Saiba mais sobre essa conquista da Cervello

    • 24 de maio de 2021

    A Cervello recebe este mês a Certificação PinkVerify, dando um importante passo para trazer ainda mais segurança e credibilidade aos empreendimentos na era digital. A Pink Elephant é conhecida internacionalmente no segmento de ITIL e ITSM. E a Cervello, nesse caso, apenas comprova o quanto é uma empresa antenada ao que há de mais importante… Leia Mais
    maio
    20

    O futuro dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC)

    • 20 de maio de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello participou do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG. Esse evento, realizado no formato online, foi criado e organizado pelo IEG. O 8º Shared Services Knowledge Exchange abordou temas relevantes sobre a digitalização nas empresas, tendo como público-alvo líderes e diretores de alta e média gerência de CSC,… Leia Mais
    maio
    04

    Home office e Service Desk cognitivo – A combinação essencial para 2021

    • 4 de maio de 2021

    Em tempos de pandemia, a transformação digital, que já era importante para o bom andamento dos negócios, se tornou a solução definitiva. É nesse contexto que o Service Desk ganha ainda mais relevância. Além disso, aliado a outras práticas que auxiliam as empresas, como o Home Office, o Service Desk assegura resultados positivos para as… Leia Mais
    maio
    04

    Sua empresa deve investir em automação e digitalização processos?

    • 4 de maio de 2021

    Não há saída! A solução é a automação e a digitalização de processos. É desse modo que qualquer empreendimento, seja uma mega corporação ou um pequeno negócio, tem condições de se adaptar à era digital. Nesse contexto, em que os consumidores utilizam canais digitais no dia a dia, é fundamental que as empresas também façam… Leia Mais
    abr
    30

    Cervello participa do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG

    • 30 de abril de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello vai participar do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG, um evento online criado e patrocinado pelo IEG. O SSKE faz parte de 4 eventos, no entanto, para essa edição, a Cervello irá patrocinar 3 deles. O 8º Shared Services Knowledge Exchange será realizado no formato online e… Leia Mais