LGPD – As melhores práticas para a sua empresa
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LGPD – As melhores práticas para a sua empresa

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Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a internet não é exatamente uma “terra de ninguém”. Essa crença é normal, pois a era digital pegou muita gente de surpresa e, quando as pessoas notaram, foi necessário criar leis que regem o que acontece no espaço online.

No que diz respeito ao empreendedorismo, a LGPD veio para preencher essa lacuna, auxiliando os gestores – e também os consumidores – quando o assunto é a coleta de dados em sites e demais canais na internet.

Visto que no atual contexto digital a análise de informações e dados é fundamental para conhecer melhor os clientes e, com isso, elaborar com mais eficiência as estratégias de Marketing, a LGPD chegou em uma boa hora.

Mas, afinal, o que é essa lei, como ela pode ajudar a sua empresa e, o mais importante, como colocá-la em prática no seu negócio? As respostas para essas dúvidas estão nos tópicos deste artigo.

LGPD – Entenda o que é e para que ela serve

Criada no ano de 2018, a LGPD, a atualmente tão comentada Lei Geral de Proteção de Dados, tem o objetivo de proteger a privacidade dos consumidores ao navegarem em sites.

Para isso, uma das características básicas da Lei Geral de Proteção de Dados é possibilitar que o usuário consulte gratuitamente quais dos seus dados foram coletados por uma determinada empresa.

Caso seja necessário, vale salientar que o usuário pode até mesmo solicitar a retirada desses dados do sistema.


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Mas que dados são esses? Eles compreendem informações básicas como, por exemplo, o número do RG, o CPF ou, em alguns casos, até dados mais pessoais, como a religião, gostos e filiação política.

Se antes muitos consumidores ficavam com um pé atrás na hora de pesquisar produtos e efetuar compras na web, a LGPD veio para colocar ordem na casa, melhorando e deixando mais transparente a relação entre cliente e empresas.

Saiba quais são as melhores práticas da LGPD para a sua empresa

Não custa lembrar que qualquer empresa deve atender as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados. Isso quer dizer que pequenos, médios ou grande negócios devem estar atentos quanto às práticas exigidas pela lei.

Portanto, para entrar em conformidade com a LGPD, aqui vão algumas dicas bem interessantes sobre o tema.

Efetue uma revisão das políticas de segurança da sua empresa

Uma dica muito importante é avaliar todas as práticas utilizadas pela organização para encontrar e sanar eventuais lacunas relacionadas com a proteção dos dados pessoais.

Por essa razão, é fundamental adotar normas e políticas transparentes e devidamente explicadas. Com isso os usuários estarão cientes a respeito do modo como os dados são armazenados, coletados, usados, monitorados e protegidos na sua empresa.

É interessante lembrar que a Lei Geral de Proteção dos Dados não traz uma lista apontando quais são as políticas adequadas para a conformidade. No entanto, ela cita várias regras que devem ser obedecidas para assegurar a privacidade dos dados pessoais.

Habilite em seu site o consentimento a respeito dos Cookies

Essa é uma prática fundamental quando se trata da LGPD. Se levarmos em conta que um dos preceitos dessa lei é conceder amplas liberdades para os usuários, então ele deverá ter a possibilidade de escolher aceitar ou não os chamados Cookies.

Os Cookies são arquivos que servem para guardar as preferências dos usuários quando acessam um site. Por meio deles os sites conseguem personalizar anúncios de acordo com o histórico de navegação do usuário. Isso facilita segmentar as estratégias de marketing digital.

Diante disso, uma prática importante é facilitar que o usuário possa escolher não conceder informação por meio do Cookies.

Além do mais, é importante lembrar que a LGPD determina que o titular precisa ter uma noção exata sobre a finalidade desse tipo de coleta e sobre como os seus dados serão utilizados pela empresa.

Utilize a Cloud Computing

Em meio a necessidade de digitalização dos negócios, a Lei Geral de Proteção de Dados é mais um motivo para utilizar as soluções de Computação em Nuvem, pois elas facilitam o armazenamento seguro dos dados.

Também é bom lembrar que a Cloud Computing é uma solução que representa um custo mais baixo, mais eficiente e que se adapta com bastante facilidade às mudanças.

Entenda o fluxo dos dados na sua empresa

É importante revisar a trajetória das informações pessoais no seu negócio e isso começa pela entrada dos dados.

Para isso é importante ter uma noção a respeito de quais dados são relevantes a ponto de serem coletados pelo negócio. É pertinente saber quem realiza a coleta desses dados e onde eles serão armazenados.


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Nesse contexto entra também o treinamento dos colaboradores na sua empresa. A realização de palestras e reuniões é uma alternativa interessante para suprir esse aspecto.

É fundamental que todos compreendam os seus direitos e deveres em relação a utilização e ao tratamento dos dados pessoais dos usuários.

Analise novamente os dados que você já coletou

Se os titulares não permitiram a coleta e a utilização dos seus dados pessoais, então você poderá entrar em contato mais uma vez para efetuar a solicitação.

Isso demonstra que o seu negócio tem compromisso em obedecer a Lei Geral da Proteção de Dados. Para adotar essa prática é interessante enviar e-mails trazendo explicações a respeito das alterações provocadas devido a LGPD.

A internet deve ser um local de transparência para todos os envolvidos

É por isso que a Lei Geral de Proteção de Dados atua: para esclarecer quais informações são coletadas e por quais motivos. Isso torna o ambiente virtual mais seguro. Além disso, no caso das empresas, mostra que elas querem interagir de forma segura com os seus clientes.

Hoje em dia, diante da necessidade da transformação digital para a gestão de negócios, a LGPD vem para mostrar que a tecnologia é uma solução a favor da segurança e privacidade.

Portanto, para você saber mais a respeito desse tema e outros relacionados à tecnologia, não deixe de acompanhar as redes sociais da Cervello.

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