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Gestão de configurações no Cervello

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[vc_row type=”vc_default”][vc_column][vc_column_text]A Gerência de Configurações ou CMDB (Configuration Management Database) é, provavelmente, o processo da biblioteca ITIL® mais complexo de ser implementado, exigindo da TI um alto nível de maturidade de processos. Essa exigência faz com que algumas organizações não coloquem a implantação de tal processo como uma prioridade,  estratégia que, inevitavelmente, acaba se mostrando errada ao longo do tempo. Isso porque a gestão de configurações é, certamente, um dos processos de maior importância dentro da biblioteca ITIL®, tendo relação direta com três outros importantíssimos processos ITIL®: Gestão de Incidentes, Gestão de Problemas e Gestão de Mudanças, fornecendo dados estratégicos para tomadas de decisões.

Por exemplo, em relação à Gestão de Incidentes, o BDGC (Banco de Dados de Gerência de Configurações) dá subsídios para a gestão de incidentes identificar quais itens de configuração geram maior número de incidentes.  Essa análise também pode ocorrer por agrupamentos de incidentes por características associadas aos itens como fabricante, modelo, sistema operacional etc.

Já no que se refere à Gestão de Problemas, é possível, através da análise do relacionamento entre os itens de configuração, identificar com facilidade serviços e usuários impactados por um problema, montar um plano de comunicação adequado junto aos usuários afetados, assim como investigar a real origem de um determinado problema.

Por fim, quanto à Gestão de Mudanças, o CMDB pode proporcionar agilidade ao processo de aprovação de mudanças, facilitando a análise de impacto envolvida no processo e dando aos tomadores de decisão, assim como para o time técnico responsável pela mudança, todos os dados dos itens de configuração afetados e suas dependências.

A Cervello, com sua expertise em prestação de serviços, traz ao mercado uma plataforma completa de ITSM, o Cervello TMS, para a gestão de todos os itens citados neste artigo. Ele é composto pelos módulos de gestão de incidentes, gestão de problemas, gestão de mudanças e CMDB, que tornam possível criar uma base de gestão de configurações totalmente customizada, atendendo às necessidades específicas da organização.

Com a plataforma, também é possível criar uma árvore de relacionamento entre os CI’s. Essa árvore, quando visualizada através dos módulos de gestão de incidentes,  gestão de problemas e gestão de mudanças, permite a visualização dos incidentes, dos problemas e das mudanças que estão em aberto impactando cada um dos itens, possibilitando uma rápida identificação de onde pode estar o foco de um incidente grave ou problema, além de uma rápida análise de serviços e usuários impactados por um determinado incidente, problema ou mudança.

Vale observar que o Cervello mantém log de qualquer atividade executada dentro do CMDB, permitindo rastreabilidade de toda e qualquer alteração feita nos dados dos itens de configuração. Essa garantia de segurança é extremamente necessária, dada a importância das informações contidas no BDGC.

Para concluir, o Cervello possibilita ainda realizar a gestão de custos relativos à manutenção dos CI’s, permitindo que decisões sejam tomadas em relação à troca de equipamentos que, constantemente, geram custos de manutenção. O que se traduz em economia para a organização e um parque tecnológico mais eficiente.

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