9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)
jun
24

9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

Deixe um comentário

A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos.

Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto é o ESM. O ESM é um elemento importante na gestão do negócio, por isso, o empreendedor deve contar com KPIs estratégicos e eficientes, capazes de auxiliar nesse processo.

Para você saber mais a respeito desse tema, dê uma conferida nos tópicos a seguir e veja quais são os KPIs mais adequados nesse processo.

Conheça o que é ESM e o conceito de KPI

Você pode até nunca ter ouvido falar em Gerenciamento de Serviços Corporativos, mas ele é um termo técnico muito utilizado no cotidiano de quem trabalha com TI, porém é muito importante para a gestão de um empreendimento.


 Conheça 5 vantagens do ESM que iremos te contar neste post


O Gerenciamento de Serviços Corporativos, também conhecido como ESM (do inglês Enterprise Service Management) consiste na utilização de uma plataforma para acompanhar e analisar processos de trabalho nos diferentes departamentos de uma empresa. Desse modo, o ESM possibilita o gerenciamento de setores que não se limitam apenas à TI.

Sendo assim, o Gerenciamento de Serviços Corporativos possibilita a gestão de outros setores também, como, por exemplo, o de Recursos Humanos, o jurídico, o de estoque dos produtos, das finanças e do atendimento ao cliente.

Ou seja, em tempos de automação de processos e transformação digital, o ESM se torna uma solução fundamental para uma empresa obter bons resultados. Porém, eles se tornam ainda mais eficientes quando entram em cena os KPIs.

Os KPIs consistem nos indicadores-chave de desempenho. Eles são essenciais para o gestor conhecer melhor os resultados das ferramentas e estratégias utilizadas no seu negócio.

Hoje em dia é possível contar com diferentes modelos de KPIs que podem ser incorporados na gestão de uma empresa, levando em conta os interesses, objetivos e características da organização.

Os 9 KPIs para o Gerenciamento de Serviços Corporativos

Entre os diferentes KPIs estratégicos existentes, é possível contar o de Gerenciamento de Serviços Corporativos. Eles possuem características e propósitos bem específicos. Entre os mais comuns vale salientar os que veremos abaixo.

1 – Produtividade por equipe/pessoa

Esse índice é ideal para saber qual (ou quais) a produtividade individual de cada profissional, identificando assim as necessidades de treinamento, capacitação e até mesmo de renovação de recursos humanos.

Esse mesmo índice também pode ser aplicado às equipes de diferentes departamentos para saber a real produtividade e o que pode ser melhorado em termos de processos e desempenho profissional.

2 – Índice de reaberturas

Esse KPI é muito útil para entender quais os chamados não foram solucionados devido à sua frequência de reabertura.  

Também é um indicador muito importante para entender quais os problemas não estão sendo resolvidos e os motivos que levam a essas reaberturas.

Muitas vezes esse problema pode estar relacionado ao não entendimento do atendente sobre algum procedimento e isso indica novos treinamentos ou até mesmo reestruturação de processos internos.

3 – Serviços mais utilizados

Esse KPI é importante, pois aponta quais os serviços são mais usados, ajudando a ter uma visão mais ampla e precisa dos resultados das estratégias utilizadas.
Com esse indicador é possível criar promoções e promover melhorias em serviços que apresentam maior lucro para empresa, bem como entender quais ações geram resultados positivos.

4 – Custo por chamado

Esse indicador avalia os gastos que os chamados trazem para o seu negócio. Para isso, ele tem o objetivo de mensurar as solicitações que o departamento de TI atendeu.

Ele também avalia quais foram as despesas envolvidas com o objetivo de solucionar o chamado, como o tempo de trabalho e os recursos usados.

5 – Solicitações/Atendimentos no dia

Esse indicador avalia a quantidade de atendimentos durante o dia, analisando se o time de colaboradores é suficiente para atender às demandas.

Por meio dele é possível saber se há a necessidade de aumentar o número de atendentes ou sanar problemas que atrapalham o atendimento.

Com esse KPI se torna mais fácil avaliar também se os clientes procuram por seus serviços ou produtos.

6 – Custo de um serviço

Esse KPI auxilia a identificar quais os gastos que a empresa tem ao realizar um determinado serviço.

O indicador de custo de serviço ajuda o empreendedor a encontrar soluções que promova reduções ou até a eliminação de gastos supérfluos na prestação do serviço.

7 – Top 10 usuários

Esse KPI consiste na amostragem dos usuários mais ativos e lucrativos para o seu empreendimento.

Ele é um indicador bastante relevante para promover melhorias no atendimento e também conhecer com mais propriedade as características dos seus clientes.


Clique aqui entenda o futuro dos Centros de Serviços Compartilhados


8 – Tempo médio de atendimento

Esse é um outro indicador muito importante para o setor de atendimento. Por meio desse KPI os gestores podem obter uma noção precisa a respeito da eficiência dos atendentes.

O tempo médio de atendimento (TMA) aponta o tempo que determinado colaborador leva para prestar um atendimento.

9-Satisfação do usuário do serviço

Esse KPI é muito importante para entender como está a satisfação do usuário final do serviço. No entanto, vale lembrar que o usuário do serviço nem sempre é um consumidor comum, pois pode ser colegas de trabalhos de outros setores ou até mesmo colaboradores externos.

Nesse ponto é preciso avaliar os feedbacks e possíveis dificuldades que o usuário vem demonstrado com o sistema. Essas avaliações podem servir para futuras melhorias e também novas funcionalidades que integram o gerenciamento de serviços corporativos.

O Gerenciamento de Serviços Corporativos pode e deve ser mensurado

O uso de KPIs é essencial, especialmente para o Gerenciamento de Serviços Corporativos em uma empresa, pois são várias as possibilidades de indicadores. Todos eles contando com funcionalidades específicas.

E nesse contexto de automação de processos e digitalização, eles se tornam importantes aliados, avaliando as vendas, a captação de leads e outros elementos relevantes em um negócio.

Portanto, para você ficar por dentro de mais detalhes a respeito desse e outros temas tão importantes, aproveite e assine a nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

jun
23

Gestão de Chamados – Como gerenciar o atendimento de forma mais eficiente com uma solução digital

• 23 de junho de 2022

A gestão de chamados auxilia empresas de qualquer segmento e estrutura, especialmente aquelas consideradas de grande porte, pois normalmente elas contam com uma significativa quantidade de usuários e aplicações em seus processos. Em muitos casos o gerenciamento de chamados não é um procedimento simples. Por essa razão, a digitalização dessa atividade torna o processo mais… Leia Mais
jun
14

Software Omnichannel – Como usar e os seus benefícios

, • 14 de junho de 2022

Um software omnichannel consiste em um programa que otimiza a experiência do cliente por meio de mais de um canal de atendimento. Diante de uma solução como essa, é possível melhorar a jornada de compra desses clientes, converter leads e aumentar as vendas. O fato é que com a estratégia omnichannel, consumidores possuem a experiência… Leia Mais
maio
23

Case Fundação Zerrener – Como a instituição aumentou e modernizou a gestão de TI com a solução da Cervello

• 23 de maio de 2022

A digitalização e a automação de processos em uma empresa já deixaram de ser uma tendência e se consolidou como uma solução. Por meio do uso de ferramentas digitais é possível assegurar uma eficiente gestão do negócio como um todo. Processos importantes, como, por exemplo, gerenciamento de tickets de TI ou área de negócios, Fluxos… Leia Mais
abr
03

Multicanal para o cliente ponto focal para o gestor | Entenda os benefícios dessa abordagem

• 3 de abril de 2022

O modo como você se adapta às constantes mudanças promovidas pela transformação digital nos dias de hoje se torna um diferencial para a sua marca se tornar mais competitiva e conhecida. Contudo, é preciso encontrar soluções para assegurar uma experiência satisfatória de atendimento ao cliente no atual cenário de automação de processos dos negócios. Na… Leia Mais
mar
28

Serviços de CSC – Do analógico para o digital

• 28 de março de 2022

O conceito e a utilização de um serviço de CSC não é exatamente uma novidade na gestão de negócios. Eles são utilizados há décadas e se adaptam de acordo com o contexto da empresa e com a tecnologia vigente. Hoje em dia, diante da transformação digital, a CSC também passa por mudanças, tudo para se… Leia Mais
mar
20

Do ITSM para o ESM – A evolução natural dos serviços

• 20 de março de 2022

Estamos na era digital e da automação dos processos. Os consumidores, de uma forma geral, utilizam as redes sociais, compram em lojas online e utilizam smartphones para quase tudo. Nesse contexto cada vez mais digitalizado, com clientes também adeptos dos dispositivos móveis, os gestores também devem se adaptar a esse era de tecnologia e transformação… Leia Mais