Como a experiência do usuário pode ser melhorada com a Inteligência Artificial nas empresas
jan
12

Como a experiência do usuário pode ser melhorada com a Inteligência Artificial nas empresas

3 Comentários

Um dos fatores que conduzem um empreendimento ao sucesso é o bom atendimento ao consumidor. Cliente bem atendido é cliente satisfeito! Mas como proporcionar um bom atendimento na era digital? A resposta é melhorar a Experiência do Usuário.

Assim como o consumidor que entra em uma loja física quer ser bem atendido, o cliente que acessa uma loja online também quer receber um bom atendimento. É aí que a Inteligência Artificial tem tudo para ser a solução que você precisa.

A Inteligência Artificial nas empresas já é uma realidade. Ela é uma das grandes aliadas dos empreendedores quando o assunto é a digitalização de um negócio, especialmente no setor de atendimento ao cliente.

Esqueça a ideia de que a IA, ou seja, a Inteligência Artificial serve para “desumanizar” o atendimento ou, até mesmo, fornecer respostas erradas ao consumidor. Pelo contrário, ela é fundamental para otimizar a Experiência do Usuário.

Para entender mais sobre essa ideia, acompanhe os tópicos que separamos neste artigo.

Precisamos falar sobre User Experience

Em tempos de transformação digital, muito se fala sobre a User Experience, ou melhor, sobre a Experiência de Usuário.

A UX, como ela também é chamada, consiste em requisitos que determinam o nível de satisfação que um site, aplicativo ou outro produto digital pode proporcionar aos clientes.

Por isso, no atual contexto digital, em que cada vez mais os clientes utilizam dispositivos móveis e acessam sites para comprar produtos e serviços, compreender a Experiência do Usuário é encontrar maneiras de oferecer um bom atendimento.

Design responsivo, layout clean, ícones em destaque e site com carregamento rápido são soluções simples e óbvias, mas que fazem parte do amplo pacote que é a User Experience. Assegurar essa boa Experiência de Usuário equivale a oferecer uma eficiente interação com os clientes.


Entenda neste post o que é inovação digital e a importância de saber gerenciar acordos entre empresas


Um consumidor que, por exemplo, não obtém uma resposta rápida ao digitar uma pergunta sobre um serviço ou produto, não está tendo uma agradável experiência de atendimento. É aí que a atuação de um Chatbot pode fazer toda a diferença.

As vantagens de um atendimento mais inteligente

E quando se fala em na utilização de Chatbots é que a Inteligência Artificial pode entrar em cena. Esqueça aquele papo de que as IAs são projetos utópicos demais semelhantes às histórias de ficção científica.

Pelo contrário, a Inteligência Artificial está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Sabe quando serviços como Netflix e Spotify sugerem conteúdo para você? Isso é um exemplo de como a IA interage com as pessoas cotidianamente.

A leitura de algoritmos e outros estudos, como a tecnologia do Aprendizado de Máquina, possibilitam “essa mágica” da Inteligência Artificial. É por meio desses e outros recursos que funcionam os Chatbots. Com isso eles melhoram o atendimento e a Experiência do Usuário.

De uma forma geral, a Inteligência Artificial traz vários benefícios para a interação com o cliente. Veja mais alguns exemplos deles abaixo.

Automatização de tarefas

Atividades repetitivas podem ser realizadas pela tecnologia da IA, liberando os colaboradores para funções mais criativas e que exijam mais autonomia.

Uso eficiente dos dados

É bem provável que o seu negócio produza hoje em dia muitos dados. Isso é normal no atual contexto digitalizado das empresas. Contudo, o mais importante, nesse caso, é saber como usar tais dados para impulsionar novos negócios e resultar em mais oportunidades.

Os dados que não são armazenados em algum lugar correm o risco de serem perdidos. Isso é prejudicial, pois vai custar dinheiro e tempo para sua empresa.

Precificação dos produtos

Hoje em dia, vários sistemas já usam a Inteligência Artificial para o processo de precificação dos produtos e serviços.

Alguns exemplos disso são sites que atuam na venda de passagens aéreas, reservas de hotéis, vendas de livros e outros artigos que apresentam uma flutuação de oferta e procura muito alta.

Chatbots – Robôs que ajudam o seu negócio

Hoje em dia os riscos em investir em um Chatbot para o seu negócio são mínimos. O fato desta tecnologia estar cada vez mais moderna e intuitiva é a prova disso. Desse modo, os Chatbots surgem como uma solução adaptando a sua empresa para a atual era digital.

Um Chatbot permite, por exemplo, que qualquer cliente, a qualquer instante que acessar o seu site, poderá ter as dúvidas sanadas. Isso é fundamental para o êxito dos negócios, pois permite que a empresa fique disponível dos consumidores em tempo integral.

Um Chatbot pode responder a questionamentos básicos, como, por exemplo, preços de produtos e serviços. Além disso, ele também atua trazendo outras vantagens como mostramos abaixo.

Satisfação dos clientes

Aqueles clientes que recebem atendimento inadequado estão prontos para bater na porta dos concorrentes.

No entanto, com um atendimento automatizado viabilizado por um Chatbot, o negócio está apto a entregar respostas em tempo real, com detalhes técnicos e informações mais detalhadas.

Atendimento em tempo integral

A possibilidade de atender os consumidores sempre que eles necessitarem traz uma grande vantagem competitiva para o seu negócio.

Além do mais, poder ser atendido sempre que for necessário traz para o cliente uma experiência agradável com a empresa. Devido a essa característica o Chatbot é uma solução indispensável para garantir atendimento de qualidade.


Entenda como a digitalização e automação de processos podem ajudar sua empresa e tempos de crise


Auxilia na jornada de compra

A jornada de compra é um elemento importante no Marketing Digital, que depende muito em atrair o cliente.

Por isso, ao responder alguma indagação do cliente, elucidando algo a respeito do preço ou modo de uso de produto, o Chatbot pode auxiliar na jornada, possibilitando que o cliente avance para a próxima etapa ou até viabilizando a tomada de decisão de compra.

Diminuição de custos

Graças a um Chatbot não é necessário manter uma equipe de atendimento fixa durante todo o tempo. Sendo assim, o seu negócio tem a possibilidade de disponibilizar atendimento para vários clientes, 24h por dia.

Atendimento bem feito significa resultados positivos

Há um aumento das vendas, melhor posicionamento de marca e mais facilidade de captação de leads.

Para promover esse atendimento de qualidade e uma boa Experiência de Usuário, a Inteligência Artificial nas empresas é um recurso válido e eficiente. E falando em IA, a utilização de um Chatbot, como o Alex, da Cervello, é a melhor solução.

Quer saber mais a respeito das vantagens dessa ferramenta? Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo e digitalize o seu negócio.

3 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    jun
    24

    9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

    • 24 de junho de 2021

    A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais
    maio
    24

    Certificação Pink Elephant – Saiba mais sobre essa conquista da Cervello

    • 24 de maio de 2021

    A Cervello recebe este mês a Certificação PinkVerify, dando um importante passo para trazer ainda mais segurança e credibilidade aos empreendimentos na era digital. A Pink Elephant é conhecida internacionalmente no segmento de ITIL e ITSM. E a Cervello, nesse caso, apenas comprova o quanto é uma empresa antenada ao que há de mais importante… Leia Mais
    maio
    20

    O futuro dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC)

    • 20 de maio de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello participou do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG. Esse evento, realizado no formato online, foi criado e organizado pelo IEG. O 8º Shared Services Knowledge Exchange abordou temas relevantes sobre a digitalização nas empresas, tendo como público-alvo líderes e diretores de alta e média gerência de CSC,… Leia Mais
    maio
    04

    Home office e Service Desk cognitivo – A combinação essencial para 2021

    • 4 de maio de 2021

    Em tempos de pandemia, a transformação digital, que já era importante para o bom andamento dos negócios, se tornou a solução definitiva. É nesse contexto que o Service Desk ganha ainda mais relevância. Além disso, aliado a outras práticas que auxiliam as empresas, como o Home Office, o Service Desk assegura resultados positivos para as… Leia Mais
    maio
    04

    Sua empresa deve investir em automação e digitalização processos?

    • 4 de maio de 2021

    Não há saída! A solução é a automação e a digitalização de processos. É desse modo que qualquer empreendimento, seja uma mega corporação ou um pequeno negócio, tem condições de se adaptar à era digital. Nesse contexto, em que os consumidores utilizam canais digitais no dia a dia, é fundamental que as empresas também façam… Leia Mais
    abr
    30

    Cervello participa do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG

    • 30 de abril de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello vai participar do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG, um evento online criado e patrocinado pelo IEG. O SSKE faz parte de 4 eventos, no entanto, para essa edição, a Cervello irá patrocinar 3 deles. O 8º Shared Services Knowledge Exchange será realizado no formato online e… Leia Mais