Por que é importante investir na digitalização de processos?
nov
16

Por que é importante investir na digitalização de processos?

Deixe um comentário

A digitalização de processos se tornou a protagonista no dia a dia das empresas. Graças a ela, pequenos, médios e grandes negócios se modernizam, se adaptam ao perfil dos consumidores, que cada vez mais utilizam ferramentas digitais no cotidiano.

Hoje em dia, com um smartphone em mãos ou outro dispositivo móvel, um cliente pode fazer uma compra online, tudo isso com apenas alguns cliques, sem sair de casa.

Além disso, é na internet que os consumidores vão procurar os seus produtos e serviços. Diante disso, manter o seu negócio fora da rede é o caminho para a invisibilidade.

No entanto, a digitalização de processos não se resume apenas a ter um site e gerenciar as redes sociais. Para você saber mais a respeito desse tema tão importante para o seu negócio, continue a leitura desse artigo.

Entenda o que é a digitalização de processos

A digitalização de processos consiste em realizar as tarefas fundamentais da sua empresa por meio de ferramentas digitais. É nessa hora que entram em ação várias tecnologias que envolvem a internet, como, por exemplo, a Computação em Nuvem e a análise de Big Data.

Por meio da digitalização é possível melhorar vários processos do seu negócio. Um deles é o atendimento aos clientes.


Entenda a importância da transformação digital nas empresas após a COVID-19


Se antes o seu empreendimento se resumia a vender os produtos apenas na loja física, diante das atuais tecnologias digitais se torna possível efetuar vendas via internet.

Além do mais, diante dos avanços da Inteligência Artificial, há até mesmo a possibilidade de contar com chatbots, que são robôs (atendentes virtuais) capazes de otimizar o atendimento.

Agora, pense um pouco sobre o quanto a digitalização pode ajudar o seu negócio em tempos de pandemia. A possibilidade de driblar os empecilhos causados pela crise é apenas uma amostra da importância da digitalização de processos.

Saiba por que a digitalização de processos é importante

De vez em quando surgem tecnologias mostrando que o trabalho não precisa ser difícil e demorado. Lá na pré-história a roda foi uma evolução. A máquina a vapor na primeira revolução industrial também mudou drasticamente o cotidiano das pessoas.

Agora é a vez da internet mostrar as mudanças. Desde o pedido de um hamburger em um aplicativo ao arquivamento de Big Data, esses são apenas alguns detalhes do quanto o dia a dia das empresas e dos clientes está cada vez mais digital.

É por isso que, mais cedo ou mais tarde, uma empresa deverá aderir às estratégias digitais. Essa será a única alternativa para as marcas e empresas que querem se manter relevantes e lembradas pelos clientes.

Por essa razão, vale conhecer alguns motivos que mostram a importância da digitalização de processos. Confira!

Otimização do tempo

Tempo é um item precioso no nosso dia a dia. Estamos na maioria das vezes correndo contra o tempo, com a impressão de que um dia com 24h já é pouco.

No ambiente dos negócios a situação não é diferente. Há prazos a serem cumpridos e, por isso, ferramentas que agilizam as atividades são essenciais.

A digitalização de processos é muito importante para otimizar o tempo de trabalho. Um exemplo de como isso pode ser feito é por meio da utilização de um recurso chamado Base de Conhecimentos.

Essa é uma ferramenta de conhecimento colaborativo. Nela são depositadas várias informações importantes a respeito do trabalho e que podem ser pesquisadas pelos colaboradores quando há alguma dúvida.

Redução de despesas

O uso de soluções digitais auxilia também na diminuição dos gastos na empresa, eliminando desperdícios que podem comprometer as finanças do seu negócio.

Um exemplo disso está na mobilidade que a digitalização de processos proporciona, permitindo que vários detalhes da empresa sejam gerenciados por meio de dispositivos móveis.


Entenda aqui como a digitalização e automação de processos ajudam sua empresa na crise


Isso implica em alternativas capazes de proporcionar a prática do Home Office. Por meio do trabalho remoto a empresa pode reduzir custos com transporte de colaboradores, alimentação, bem como facilita no cumprimento das regras de distanciamento social em tempos de pandemia.

Aumenta a produtividade

A digitalização de processos permite que os funcionários parem de realizar tarefas repetitivas e se dediquem a atividades na empresa que realmente sejam importantes.

Além do mais, a utilização de soluções digitais diminui a ocorrência de erros. Os processos se tornam mais ágeis, eficientes, precisos e fáceis de serem organizados.

Um exemplo disso são soluções que permitem a organização de tarefas em interfaces intuitivas, por meio do modelo Kanban. Esse modelo permite que o gestor tenha uma noção precisa do ciclo das atividades.

Maior segurança

A digitalização de processos baseada na Cloud Computing possibilita que os dados do seu negócio sejam armazenados com segurança.

Diante disso é possível ter mais tranquilidade quanto a proteção das suas informações. O acesso a elas é bastante seguro, pois apenas pessoas autorizadas estão aptas a visualizá-las.

Maior satisfação dos clientes

Diante dos processos devidamente otimizados, a produtividade aumenta e o trabalho ganha mais qualidade. Além do mais, a digitalização também envolve o uso de ferramentas de automação de processos, o que agiliza muitos o atendimento ao consumidor.


Falando em satisfação do cliente, veja aqui 6 formas de melhorar o atendimento com automação de processos


A consequência dessas melhorias é atendimento bem feito, clientes fidelizados e um melhor posicionamento da marca do seu negócio.

Quer digitalizar o seu negócio? Saiba por onde começar

As vantagens da digitalização de processos são tão evidentes que a questão não é mais “por que digitalizar”, mas “como digitalizar”.

Para viabilizar a transformação digital da sua empresa você deve implementar, antes de tudo, uma mudança de postura no ambiente de trabalho. Para isso, é necessário treinar a equipe, preparando-a para as mudanças de realização das atividades.

Vale salientar que são todos os aspectos do seu negócio que são transformados pela digitalização de processos, desde o financeiro ao atendimento. Por isso é importante que todos os envolvidos compreendam como é a nova dinâmica.

Da mesma forma, quando o assunto é digitalizar é necessário levar em consideração algo mais importante: a plataforma ideal.

É fundamental contar com uma plataforma capaz de conter todos os recursos que viabilizam a digitalização de processos de modo prático, intuitivo e seguro.

A digitalização de processos é o começo da transformação digital

Motivos não faltam para você investir em soluções digitais capazes de sanar os principais problemas do seu negócio. A saída agora é a tecnologia e a prova disso é a importância dela nesse contexto recente, marcado pela pandemia.

Empresas que estão investindo na digitalização de processos estão se adaptando melhor aos novos tempos.

Portanto, para obter uma plataforma segura e eficiente para a digitalização da sua empresa, conheça o trabalho da Cervello. Para saber mais sobre as nossas novidades e serviços, assine a nossa newsletter e saiba mais sobre as opções para levar o seu negócio ao mundo digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nov
16

Por que é importante investir na digitalização de processos?

• 16 de novembro de 2020

A digitalização de processos se tornou a protagonista no dia a dia das empresas. Graças a ela, pequenos, médios e grandes negócios se modernizam, se adaptam ao perfil dos consumidores, que cada vez mais utilizam ferramentas digitais no cotidiano. Hoje em dia, com um smartphone em mãos ou outro dispositivo móvel, um cliente pode fazer… Leia Mais
out
26

O que realmente significa transformação digital?

• 26 de outubro de 2020

Entender o que é a transformação digital é entender o presente e o futuro dos métodos de gestão. A digitalização chegou para ficar e é ela quem vai ditar os rumos dos negócios daqui por diante. É por meio de várias ferramentas digitais que a maioria das interações com os clientes são – e continuarão… Leia Mais
out
20

O que é o Enterprise Service Management (ESM) e por que investir nessa tecnologia

• 20 de outubro de 2020

Na atual era digital, em que a automação de processos é fundamental para trazer bons resultados para qualquer empresa, o TI, famoso setor de Tecnologia da Informação, ganha bastante relevância. Nesse contexto, saber o que é o Enterprise Service Management é essencial. O ESM, como também pode ser chamado, significa Gestão de Serviços Empresariais. Ele… Leia Mais
set
21

7 funções indispensáveis em um sistema de automação de processos

• 21 de setembro de 2020

A automação de processos na era digital é essencial, pois as empresas cada vez mais necessitam de ferramentas capazes de otimizar os seus serviços. Por essa razão, um bom sistema de automação deve oferecer algumas funcionalidades importantes. Nesse artigo você irá conhecer algumas funções que são consideradas importantes para que um sistema de automação trabalhe… Leia Mais