Quais são os 5 maiores desafios de TI na Covid-19?

Quais são os 5 maiores desafios de TI na Covid-19?

,

1 Comentário

A Covid-19 trouxe, nos últimos meses, a necessidade de adaptações para todas as empresas. Com isso, os desafios de TI só aumentaram.

A pandemia obrigou muitas equipes de TI a se concentrarem no aqui e agora, apoiando as necessidades diárias da empresa. Para muitos departamentos de TI, isso significa afastar as prioridades dos projetos de inovação, bem como novos desafios para lidar com projetos de longo prazo quando o tempo permitir.

Além da criação de um ambiente home office, outras mudanças ocorrem e precisamos elencar a importância delas para seu time de tecnologia. Listamos as cinco principais neste post. Veja.

1 – Mudança nos processos do negócio

A pandemia forçou as organizações em quase todos os setores a alterarem a forma como os produtos e serviços são entregues. Um bom exemplo a se considerar é o setor da educação. Diversas escolas e universidade tiveram que fechar instalações e mudar para um modelo de ensino a distância.

Nessa adaptação, encontraremos muitos professores que nunca haviam ensinado totalmente on-line. Além disso, muitos dos cursos não foram projetados para serem ministrados desta forma. Essa transição quando ocorre de forma ordenada e programada, não gera impacto. Contudo, devido a Covid-19, todo o processo foi feito no meio de um semestre.

Ainda há a dificuldade de pesquisar, escolher e contratar um sistema de suporte do negócio, que atenda às necessidades dos funcionários e dos clientes. Facilitar uma mudança em grande escala nas operações de negócios como essa tem sido um desafio comum para as organizações de TI em muitos setores.

2 – Suporte em massa ao modelo de trabalho em casa

A Covid-19 levou milhões de pessoas a trabalharem em casa pela primeira vez. Isso significou novos desafios em conectividade, segurança e gerenciamento para TI.

As configurações remotas de TI dos funcionários são muito diversas. Por exemplo, há usuários com computadores mais antigos, outros com conectividade ruim, software desatualizado ou não suportado etc. A maioria ainda compartilha os equipamentos com outros membros da família, o que arrisca a segurança dos dados.

O time de TI precisa ter em mente – e considerar isso estrategicamente – que nem todas as pessoas se encaixam igualmente em um único modelo de implementação tecnológica. Então não é apenas ter um computador conectado com a internet, instalar um software administrativo e poder trabalhar em casa. É necessário criar um plano de adaptação individual junto com o plano de adaptação coletivo.

Sem a divisão dos grupos acima e sem a tratativa devida para cada um deles, o tempo de implantação das tecnologias será mais longo, mais caro e mais complexo. A filosofia da TI deve ser ajudar cada usuário a criar um ambiente sólido de trabalho, onde eles possam permanecer produtivos durante toda a paralização da Covid-19.

3 – Treinamento e reciclagem de usuários

Ninguém estava preparado para as mudanças drásticas que ocorreram após a chegada da Covid-19 no Brasil. Isso inclui, principalmente, a necessidade de trabalhar em diferentes ambientes, com diferentes dispositivos e sob diferentes circunstâncias.

Muitos funcionários precisaram ser treinados para operar ferramentas de trabalho que não eram comuns no dia a dia da empresa. Coube ao time de TI fazer essa operação – muitas vezes em tempo recorde. Além do treinamento para os novos sistemas de trabalho, ainda foi necessário realizar reciclagens para o uso de todos eles com segurança.

A capacitação do usuário exerce um impacto enorme sobre a produtividade da empresa. Todo o treinamento precisa ser elaborado com atenção, visto que o contrário vai gerar gasto de tempo, investimento e atraso na entrega de diversos projetos.

4 – Necessidade de fácil escalabilidade

Muitos modelos de negócios foram virados de cabeça para baixo devido a pandemia. Os varejistas, por exemplo, tiveram um aumento drástico nos pedidos online. Aqueles que não utilizavam plataformas de delivery, passaram a adaptar seus pedidos a partir dessas ferramentas.

Devido essa mudança de necessidade, o gerenciamento em nuvem, que já estava se tornando cada vez mais importante para muitas empresas, agora é ainda mais vital. E um dos desafios de TI durante a Covid-19 foi arquitetar uma maior escalabilidade para esse sistema. Isso precisou ser realizado em prazos mínimos, de forma que não afetasse muito as vendas.

Para quem ainda adotava as “vendas de calçada” e/ou considerava a venda online uma possibilidade remota, a pandemia ofereceu uma oportunidade de reformular os esforços em torno da escalabilidade da nuvem.

5 – Gerenciando uma equipe de TI remota

Não foi apenas o operacional e o atendimento de uma empresa que mudaram para o cenário de trabalhar em casa. Muitos funcionários de TI estão na mesma situação, e isso apresenta alguns desafios de gerenciamento.

Justamente por esse fato, todo o time de TI precisa definir expectativas claras para a equipe, como as tarefas, prioridades e gerenciamento de tempo. A liderança de TI também deve observar a exaustão da equipe. Como a demanda de suporte é bem maior nesse tempo de Covid-19, é comum que todo o time sinta uma estafa além do comum. Sem a devida orientação isso compromete completamente o atendimento interno e externo.

Uma parte importante da operação de uma equipe de TI dispersa é o estabelecimento de um protocolo de comunicação remota. Como não há trabalho alocado no escritório, é muito importante que se configure uma maneira eficiente de fornecer suporte técnico em tempo real aos times internos e aos clientes.

Reuniões diárias com discussões paramentadas entre o time de TI pode ser um fator solucionador para a gestão de times em home office. É importante falar das necessidades da empresa e planejar as soluções, inclusive aquelas a serem implantadas após a Covid-19.

Certamente todos os projetos de inovação digital voltados para o futuro foram suspensos nestes tempos. Por enquanto, a TI luta para manter os processos em ordem lida com uma enxurrada de problemas no home office. Além disso, todo o brainstorming agora deve ser feito virtualmente. E com as pessoas ainda descobrindo esses processos, fazer qualquer coisa além de itens diários a fazer é muito mais difícil.

Do lado positivo, saindo disso, todos teremos uma ideia muito melhor do que queremos buscar em um ambiente de trabalho futuro.

Os desafios de TI que listamos neste post são também uma realidade da sua empresa durante a pandemia da Covid-19? Conhecer mais sobre o conceito de Sociedade 5.0 pode ajudar a superar muitos obstáculos. Leia nosso post sobre o atendimento a esse perfil de consumidor aqui no blog.

Leia o post sobre Sociedade 5.0

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

jan
17

Migração de plataforma e implantação | Como fazer de forma fácil com o Cervello ESM Fast Track

• 17 de janeiro de 2022

Realizar a implantação ou a migração de plataforma tecnológica é o caminho para a modernização de qualquer empresa, de qualquer segmento. Esses processos contribuem e aceleram a digitalização do negócio, otimizam a produtividade e modernizam as atividades realizadas. No entanto, é comum que haja uma preocupação em relação às dificuldades técnicas e as várias fases… Leia Mais
jan
05

Central de atendimento integrada com multicanais

• 5 de janeiro de 2022

O atendimento omnichannel é uma das principais marcas dessa era moderna. Nesse contexto, ter uma central de atendimento integrada na sua empresa tem tudo a ver com promover mais qualidade e produtividade. Não é à toa que hoje em dia, o conceito de Omnichannel esteja tão associado com a era digital. Se multicanal consiste em… Leia Mais
dez
20

Central de Serviços Multicanais – Como estruturar uma?

• 20 de dezembro de 2021

Quem gerencia uma empresa sabe que hoje em dia, na era digital, é essencial contar com uma central de serviços multicanais, capaz de integrar todos os setores do negócio de forma automatizada, possibilitando com isso um fluxo de trabalho rápido, organizado e de qualidade. Por meio de uma central, é possível abranger todas as áreas… Leia Mais
dez
06

ESM com integração de serviços – Como implementar por todas as áreas da empresa

• 6 de dezembro de 2021

Não há dúvidas de que o ESM é imprescindível para otimizar a gestão de uma empresa.  Contudo, para que ele realmente ofereça resultados positivos, é necessário utilizar o ESM com a integração de serviços. Entre os benefícios que essa integração oferece para o seu negócio vale mencionar a padronização nos processos de trabalho, melhoria na… Leia Mais
dez
03

Conceito Omnichannel – Como implementar em todas as áreas solucionadoras da empresa

• 3 de dezembro de 2021

Sem estabelecer para os seus clientes uma boa experiência em atendimento, os resultados serão desastrosos. As vendas irão minguar, será difícil estabelecer uma autoridade de marca e o seu negócio irá perder relevância. É nesse contexto que o conceito Omnichannel entra em ação. Na presente era digital, as novas tecnologias permitem que canais online e… Leia Mais
nov
25

Entenda como a Eicon deu um grande salto na produtividade com a Cervello ESM Suite

• 25 de novembro de 2021

A modernização, digitalização e automação de processos já se tornaram soluções cruciais para toda empresa que quer seguir nesta nova era tecnológica. Hoje em dia não dá para imaginar um negócio sendo competitivo sem investir na transformação digital, seja ele um pequeno ou grande negócio. Mas será que essa tal de modernização é o caminho… Leia Mais
nov
24

Estratégias de produtividade para equipes de sustentação e desenvolvimento

• 24 de novembro de 2021

A digitalização e a automação de processos são hoje em dia um processo de grande importância para as empresas, as tornando competitivas, melhorando a produtividade e otimizando a relação com os clientes. Porém, tão importante quanto promover o uso da tecnologia e a automação, é pensar também como deve ser realizada a gestão de uma… Leia Mais