Veja os 6 benefícios do CSC para a sua empresa e que ninguém te contou

Veja os 6 benefícios do CSC para a sua empresa e que ninguém te contou

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CSC é a abreviação de Centro de Serviços Compartilhados. Podemos chamar de uma organização, que tem a finalidade de otimizar os serviços de uma empresa. O CSC reúne diversos setores em um só ambiente – seja ele físico ou virtual -. Dessa forma há um ganho maior, promovendo a padronização das entregas, produtividade mais rápida, atendimento agilizado tanto para as necessidades internas como para o cliente.

Implementar um Centro de Serviços Compartilhados traz muitos benefícios para a sua organização e é sobre eles que vamos conversar mais neste post.

Além da melhoria no atendimento, produtividade e padronização, que citamos mais acima e você, provavelmente, já conhece, tem outras vantagens do CSC que provavelmente ainda não te contaram. Veja quais são.

1 – Redução de custos de entrega de serviços

Grandes empresas globais já optaram por um modelo de CSC focando nessa redução de custos na prestação de serviços.

As vantagens da aplicação podem ser conferidas na Pesquisa Global de Serviços Compartilhados, promovida pela Deloitte em 2019. Nela vemos que 80% das empresas entrevistadas afirmaram que a recuperação dos seus investimentos iniciais ocorreu em 3 anos ou menos, após a implementação do CSC. A resposta se deu rápida devido a eficiência de praticidade trazida pelas ferramentas.

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2 – O Centro de Serviços Compartilhados permite uma organização mais efetiva da empresa

Empresas divididas em partes onde o gerenciamento é mais isolado, aumenta a dificuldade de integração de setores e, consequentemente, na execução de tarefas. Quando os funcionários sabem o que vão fazer e quando fazer exatamente, o desempenho nas demandas abertas é bem maior.

Ao implementar um modelo de serviços compartilhados, toda a sua organização será dividida em equipes menores, cada uma com um papel claro e definido estrategicamente. Todos os departamentos precisam colaborar para concluir um projeto e, por isso, eles precisam trabalhar de maneira uniforme, reduzindo o desperdício de tempo. Essa abordagem é um modelo de negócios muito mais eficiente do que simplesmente esperar que a demanda encontre seu próprio caminho para o departamento responsável.

3 – Padronização de processos que traz uma melhor experiência interna e externa

O CSC facilita que os processos de toda a sua empresa sejam padronizados. Dessa forma, os times que estão envolvidos na solução das demandas trabalham com o máximo de eficiência.

Quem ganha, por consequência, é o cliente. Ele tem uma experiência de alta qualidade, visto que, independente do departamento com o qual lidam, as informações estarão sempre atualizadas e automatizadas.

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4 – Padronização do CSC facilita a capacitação

O treinamento de uma equipe pode ser mais ágil, dependendo da forma como os processos estão organizados. A padronização, que citamos logo acima, também promove uma melhoria na hora de treinar as equipes.

Como todos eles devem funcionar e agir da mesma maneira ao lidar com clientes, você não precisará encontrar um curso de treinamento separado para cada departamento. Em vez disso, todos podem passar pelos mesmos esquemas de treinamento, o que economizará tempo e dinheiro à sua empresa.

5 – O apoio de dados se torna mais efetivo

A análise de dados é, talvez, uma das áreas que é mais beneficiada com o CSC. Seu time não é sobrecarregado com métricas de vaidade ou dados que nunca conseguirão ser analisados de forma eficiente. As informações colhidas pelo Centro de Serviços Compartilhados são divididas em blocos mais bem gerenciáveis e mensuráveis.

Os times saberão exatamente no que estão se concentrando e poderão administrar essas análises e transformá-las em um plano de continuidade e melhoria para projetos futuros. Além disso, dá para ter uma ideia mais clara de como a organização como um todo está indo, em vez de ter que percorrer um caminho com uma riqueza de dados irrelevantes.

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6 – Promove uma experiência mais personalizada

O mundo está mudando mais rapidamente do que imaginávamos. A sociedade 5.0 está cada vez mais ligada a questões que envolvem uma boa experiência com as empresas que consomem. O CSC traz essa praticidade também para a sua organização e em uma velocidade incomparável.

Deixamos essa dica por último, pois é a resposta de todas as ações citadas acima. Se você organiza e automatiza os seus processos, buscando torná-lo cada vez mais personalizado para o cliente, tem um combustível poderoso para sustentar o crescimento da empresa.

A crescente concorrência e o poder do consumidor enferrujaram os antigos processos, que eram baseados no produto. O valor da experiência do cliente é cada vez maior e uma integração em toda a empresa traz isso de forma bastante consistente.

Para manter um CSC eficiente é preciso tecnologia

Como você pode perceber ao longo do conteúdo, para que seu Centro de Serviços Compartilhados funcione bem, a consolidação e organização dos processos precisam ter fluxos eficientes.

Sem tecnologia dificilmente isso acontecerá, portanto, é importante pensar em ferramentas e sistemas de automação, associados à inteligência artificial. Não precisamos, em contraponto, pensar na troca da mão de obra humana pela máquina. É importante manter funcionários capacitados e muito bem treinados, de forma que todas as informações colhidas pelos sistemas sejam bem direcionadas e interpretadas.

O CSC traz ainda mais vantagens para a sua empresa. A inovação é importante e só aumenta a sua competitividade de mercado. Por isso, te convidamos para conferir em nosso blog mais conteúdos sobre esse tema.

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