Sua empresa deve investir em automação e digitalização processos?
maio
04

Sua empresa deve investir em automação e digitalização processos?

Deixe um comentário

Não há saída! A solução é a automação e a digitalização de processos. É desse modo que qualquer empreendimento, seja uma mega corporação ou um pequeno negócio, tem condições de se adaptar à era digital.

Nesse contexto, em que os consumidores utilizam canais digitais no dia a dia, é fundamental que as empresas também façam isso na hora de vender produtos, de interagir com os clientes e de elaborar estratégias de Marketing.

Por tudo isso, a resposta é sim, a sua empresa deve investir na digitalização e automação. Mas como fazer isso? Confira mais detalhes importantes sobre isso nos tópicos a seguir.

Digitalização e automação de processos – Entenda a diferença

As vendas, o controle de estoque de produtos, o atendimento aos clientes, tudo isso faz parte dos mais variados tipos de empresas, seja uma loja de calçados, um hotel ou um restaurante. E todos esses elementos são considerados processos.

Mas você sabe qual é a diferença entre a digitalização dos processos e automação de processos?


Entenda nesse post o que realmente é transformação digital


A digitalização dos processos consiste em realizar uma determinada atividade da sua empresa de forma totalmente digital. Um exemplo disso é a utilização de um software de compartilhamento de arquivos em um escritório.

Esse software, que pode ser o Dropbox ou o Google Drive, por exemplo, que permite armazenar e organizar documentos, planilhas, tudo isso sem necessitar gastar com impressão de papel e espaços físicos para guardar arquivos.

No entanto, há outros tipos de softwares como o Slack, Asana e Wrike que servem para compartilhamento de projetos e tarefas, dispensando assim o uso de papel e outros recursos físicos.

Vale ressaltar que a digitalização não se resume apenas ao armazenamento de arquivos “na nuvem”, mas sim em toda organização de processos da empresa.

Em consequência, a digitalização traz a automação. Se digitalizar consiste em realizar o processo de forma digital, automatizar consiste em torná-lo mais eficiente e veloz usando tecnologias como Big Data, Data Analytics, Machine Learning, Inteligência Artificial e RPA.

Da mesma forma, é importante lembrar que esse último elemento, a RPA (Robotic Process Automation) é um dos recursos primordiais para que tudo isso ocorra, pois essa tecnologia é a base da automação de processos em qualquer área.

Sendo assim, como os processos realizados manualmente são mais lentos e mais caros, a digitalização e a automação dos mesmos proporcionam mais qualidade e velocidade na execução das tarefas reduzindo custos e melhorando a performance da empresa.

Conheça as vantagens que a digitalização de processos e a automação trazem para o seu negócio

A digitalização e automação do seu processo é um evento bastante abrangente. Não basta apenas criar um site e outros canais online para interagir com os clientes. Na verdade, é preciso adotar uma nova postura para a empresa.

Tal postura deve ser voltada essencialmente para todos os aspectos do seu empreendimento. Com isso, todas as atividades relacionadas com o seu negócio, como, por exemplo, a realização dos processos e também o atendimento, deve ser digitalizado.


Transformação Digital ou digitalização de processos? Entenda mais neste post


Ao fazer isso, todos aqueles processos manuais e ultrapassados são deixados de lado e novas tecnologias digitais passam a ser usadas.  

Para quem ainda tem alguma dúvida se é necessário digitalizar e automatizar os processos de uma empresa, é importante então ficar a par de algumas vantagens que isso traz para o negócio.

Melhoria e o aumento da produtividade

A digitalização de processos e automação possibilitam que os colaboradores não tenham a necessidade de efetuar aquelas tarefas repetitivas. Diante disso, eles terão a possibilidade de se dedicarem apenas para aquelas atividades de valor estratégico para o seu negócio.

Além disso, o uso de soluções digitais reduz bastante a incidência de erros durante o trabalho. Os processos passam a ser realizados com mais qualidade, se tornam rápidos e fáceis de serem organizados.

Como exemplo dessa vantagem vale mencionar ferramentas que possibilitam organizar e distribuir tarefas entre os colaboradores.

Hoje em dia tais soluções correspondem a softwares com interfaces intuitivas, que permitem compartilhar arquivos, armazenar documentos, tudo por meio de tabelas ou quadros. Com isso, o gestor tem uma noção precisa do ciclo das atividades realizadas.

Otimização do tempo de trabalho

Processos demorados são prejudiciais aos negócios. Hoje em dia, em que tudo é rápido e os clientes exigem agilidade das empresas, os procedimentos devem ser rápidos. É nesse contexto que automatizar e digitalizar processos, significa também otimizar o tempo de trabalho.

Um exemplo prático disso pode ser a Cloud Computing, ou seja, a Computação em Nuvem. Essa tecnologia permite que o gestor acesse um documento rapidamente, de qualquer lugar, a partir do seu dispositivo móvel.

Desse modo, o tempo na sua empresa é otimizado, conferindo mais qualidade e rapidez para o trabalho realizado.

Redução de gastos

Diminuir os custos. Eis aí uma solução que é o sonho de todo e qualquer empresário. Imagine chegar no final do mês e perceber que os gastos que envolvem o seu negócio estão em dia.

Nesse caso, vale lembrar que a digitalização de processos e a automação ajuda também na redução dos gastos, acabando com desperdícios que podem prejudicar a saúde financeira da empresa.

Um exemplo disso está na possibilidade do atendimento ser realizado por chatbots, os atendentes virtuais. A utilização desse tipo de abordagem reduz a quantidade de funcionários na hora de atender aos clientes.


Entenda como não errar na escolha da ferramenta de atendimento ideal para o seu negócio


A possibilidade de adotar o Home Office, dependendo do ramo da sua empresa, também auxilia na redução de gastos.

Por meio dessa modalidade de trabalho a empresa tem condições de diminuir custos com transporte de funcionários e alimentação, por exemplo. E já que estamos em tempos de pandemia, o Home Office proporciona o distanciamento social.

Aumento da segurança

A digitalização e a automação, que são baseadas na Computação em Nuvem, também favorecem a segurança dos principais dados de uma empresa.

O armazenamento em nuvem é bastante seguro e restringe o acesso apenas ao pessoal devidamente autorizado. Diante disso, é possível ter mais tranquilidade quando o assunto é a proteção dos seus dados.

Aumenta a competividade do negócio

A partir do momento em que você passa a automatizar os processos da sua empresa, é possível notar uma melhoria nas vendas e um maior engajamento dos clientes.

Isso ocorre pelo fato do seu negócio melhorar em vários aspectos, que vão desde a gestão das finanças e elaboração de estratégias, chegando ao atendimento do cliente.

A solução é digitalizar!

Desse modo você irá melhorar o engajamento da sua marca com os consumidores, tornará o seu negócio mais relevante e obter bons resultados quando o assunto são vendas.

Além do mais, o dia a dia das pessoas e do público em geral está cada vez mais digital. Sendo assim, o seu negócio também deve adotar essa característica.

Portanto, para garantir todas as vantagens mencionadas, a sua empresa deve investir sim na digitalização e automação de processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

set
27

A automação vai substituir o trabalho humano?

• 27 de setembro de 2021

Hoje em dia a automação de processos é pauta frequente na gestão de negócios. Qualquer empresa que tenha a intenção de proporcionar um atendimento de qualidade aos clientes e queira posicionar melhor a sua marca, entende a importância desse conceito. E se levarmos em conta o fator “pandemia”, então as ferramentas de automação deixam de… Leia Mais
set
21

RPA e BPM – Os dois lados da mesma moeda

• 21 de setembro de 2021

Vivemos na era da transformação digital e da automação de processos. Nesse contexto, toda e qualquer empresa, independentemente do tamanho e da área de atuação, deve estar apta a aderir novas tecnologias. E entre tantas novidades quando o assunto é a digitalização na gestão de um negócio, vale prestar atenção em duas siglas importantes: o… Leia Mais
set
16

O que é ITIL? Saiba como ele influencia no sucesso da empresa

• 16 de setembro de 2021

A transformação digital nas empresas não se resume apenas ao gestor gerenciar o site e as redes sociais do seu negócio. Essa transformação implica em uma mudança completa, viabilizando o uso de ferramentas digitais em todas as áreas da empresa. É nesse contexto, em que a automação de processos demanda dos empreendedores um maior conhecimento… Leia Mais
ago
05

7 lições sobre como a tecnologia pode agregar valor para um time

• 5 de agosto de 2021

A transformação digital nas empresas já não é mais uma novidade, mas sim uma necessidade. Em tempos de redes sociais, smartphones e o aumento das compras online, a digitalização deve nortear as estratégias de qualquer empresa. É nesse cenário, de era digital e consumidores cada vez mais adeptos a aplicativos e demais ferramentas, que os… Leia Mais
jul
28

Retenção de clientes – Como uma ferramenta de digitalização e automação pode ser a solução

• 28 de julho de 2021

“Atrair clientes”. Essa frase é o mantra de quem gerencia um negócio, ou pretende um dia gerenciar. E por conta disso, hoje em dia existem muitas técnicas, estratégias e também várias ferramentas que auxiliam o gestor a conquistar clientes. Contudo, se a conquista e a fidelização são importantes, vale também dar uma atenção para a… Leia Mais
jul
28

Humanização dos atendimentos | Qual a importância para as empresas?

• 28 de julho de 2021

A principal razão que torna importante a humanização do atendimento para as empresas está em uma lógica bastante simples: os seus clientes são pessoas. Portanto, não é por acaso que a humanização dos atendimentos é baseada em conceitos como empatia e exclusividade. Eles se tornam parte fundamental da filosofia das melhores empresas, independente do segmento…. Leia Mais
jul
28

Sabia que o ESM é a melhor forma de otimizar a sua empresa?

• 28 de julho de 2021

A transformação digital já chegou com tudo quando o assunto é a gestão de um negócio. O empreendedor que não investir na automação dos processos e gerenciamento de serviços corporativos com certeza vai assistir uma baixa procura pelos produtos ou serviços. Além disso, sem a digitalização o negócio perde capacidade de competir contra os concorrentes…. Leia Mais
jun
24

9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

• 24 de junho de 2021

A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais