Sua empresa deve investir em automação e digitalização processos?
maio
04

Sua empresa deve investir em automação e digitalização processos?

Deixe um comentário

Não há saída! A solução é a automação e a digitalização de processos. É desse modo que qualquer empreendimento, seja uma mega corporação ou um pequeno negócio, tem condições de se adaptar à era digital.

Nesse contexto, em que os consumidores utilizam canais digitais no dia a dia, é fundamental que as empresas também façam isso na hora de vender produtos, de interagir com os clientes e de elaborar estratégias de Marketing.

Por tudo isso, a resposta é sim, a sua empresa deve investir na digitalização e automação. Mas como fazer isso? Confira mais detalhes importantes sobre isso nos tópicos a seguir.

Digitalização e automação de processos – Entenda a diferença

As vendas, o controle de estoque de produtos, o atendimento aos clientes, tudo isso faz parte dos mais variados tipos de empresas, seja uma loja de calçados, um hotel ou um restaurante. E todos esses elementos são considerados processos.

Mas você sabe qual é a diferença entre a digitalização dos processos e automação de processos?


Entenda nesse post o que realmente é transformação digital


A digitalização dos processos consiste em realizar uma determinada atividade da sua empresa de forma totalmente digital. Um exemplo disso é a utilização de um software de compartilhamento de arquivos em um escritório.

Esse software, que pode ser o Dropbox ou o Google Drive, por exemplo, que permite armazenar e organizar documentos, planilhas, tudo isso sem necessitar gastar com impressão de papel e espaços físicos para guardar arquivos.

No entanto, há outros tipos de softwares como o Slack, Asana e Wrike que servem para compartilhamento de projetos e tarefas, dispensando assim o uso de papel e outros recursos físicos.

Vale ressaltar que a digitalização não se resume apenas ao armazenamento de arquivos “na nuvem”, mas sim em toda organização de processos da empresa.

Em consequência, a digitalização traz a automação. Se digitalizar consiste em realizar o processo de forma digital, automatizar consiste em torná-lo mais eficiente e veloz usando tecnologias como Big Data, Data Analytics, Machine Learning, Inteligência Artificial e RPA.

Da mesma forma, é importante lembrar que esse último elemento, a RPA (Robotic Process Automation) é um dos recursos primordiais para que tudo isso ocorra, pois essa tecnologia é a base da automação de processos em qualquer área.

Sendo assim, como os processos realizados manualmente são mais lentos e mais caros, a digitalização e a automação dos mesmos proporcionam mais qualidade e velocidade na execução das tarefas reduzindo custos e melhorando a performance da empresa.

Conheça as vantagens que a digitalização de processos e a automação trazem para o seu negócio

A digitalização e automação do seu processo é um evento bastante abrangente. Não basta apenas criar um site e outros canais online para interagir com os clientes. Na verdade, é preciso adotar uma nova postura para a empresa.

Tal postura deve ser voltada essencialmente para todos os aspectos do seu empreendimento. Com isso, todas as atividades relacionadas com o seu negócio, como, por exemplo, a realização dos processos e também o atendimento, deve ser digitalizado.


Transformação Digital ou digitalização de processos? Entenda mais neste post


Ao fazer isso, todos aqueles processos manuais e ultrapassados são deixados de lado e novas tecnologias digitais passam a ser usadas.  

Para quem ainda tem alguma dúvida se é necessário digitalizar e automatizar os processos de uma empresa, é importante então ficar a par de algumas vantagens que isso traz para o negócio.

Melhoria e o aumento da produtividade

A digitalização de processos e automação possibilitam que os colaboradores não tenham a necessidade de efetuar aquelas tarefas repetitivas. Diante disso, eles terão a possibilidade de se dedicarem apenas para aquelas atividades de valor estratégico para o seu negócio.

Além disso, o uso de soluções digitais reduz bastante a incidência de erros durante o trabalho. Os processos passam a ser realizados com mais qualidade, se tornam rápidos e fáceis de serem organizados.

Como exemplo dessa vantagem vale mencionar ferramentas que possibilitam organizar e distribuir tarefas entre os colaboradores.

Hoje em dia tais soluções correspondem a softwares com interfaces intuitivas, que permitem compartilhar arquivos, armazenar documentos, tudo por meio de tabelas ou quadros. Com isso, o gestor tem uma noção precisa do ciclo das atividades realizadas.

Otimização do tempo de trabalho

Processos demorados são prejudiciais aos negócios. Hoje em dia, em que tudo é rápido e os clientes exigem agilidade das empresas, os procedimentos devem ser rápidos. É nesse contexto que automatizar e digitalizar processos, significa também otimizar o tempo de trabalho.

Um exemplo prático disso pode ser a Cloud Computing, ou seja, a Computação em Nuvem. Essa tecnologia permite que o gestor acesse um documento rapidamente, de qualquer lugar, a partir do seu dispositivo móvel.

Desse modo, o tempo na sua empresa é otimizado, conferindo mais qualidade e rapidez para o trabalho realizado.

Redução de gastos

Diminuir os custos. Eis aí uma solução que é o sonho de todo e qualquer empresário. Imagine chegar no final do mês e perceber que os gastos que envolvem o seu negócio estão em dia.

Nesse caso, vale lembrar que a digitalização de processos e a automação ajuda também na redução dos gastos, acabando com desperdícios que podem prejudicar a saúde financeira da empresa.

Um exemplo disso está na possibilidade do atendimento ser realizado por chatbots, os atendentes virtuais. A utilização desse tipo de abordagem reduz a quantidade de funcionários na hora de atender aos clientes.


Entenda como não errar na escolha da ferramenta de atendimento ideal para o seu negócio


A possibilidade de adotar o Home Office, dependendo do ramo da sua empresa, também auxilia na redução de gastos.

Por meio dessa modalidade de trabalho a empresa tem condições de diminuir custos com transporte de funcionários e alimentação, por exemplo. E já que estamos em tempos de pandemia, o Home Office proporciona o distanciamento social.

Aumento da segurança

A digitalização e a automação, que são baseadas na Computação em Nuvem, também favorecem a segurança dos principais dados de uma empresa.

O armazenamento em nuvem é bastante seguro e restringe o acesso apenas ao pessoal devidamente autorizado. Diante disso, é possível ter mais tranquilidade quando o assunto é a proteção dos seus dados.

Aumenta a competividade do negócio

A partir do momento em que você passa a automatizar os processos da sua empresa, é possível notar uma melhoria nas vendas e um maior engajamento dos clientes.

Isso ocorre pelo fato do seu negócio melhorar em vários aspectos, que vão desde a gestão das finanças e elaboração de estratégias, chegando ao atendimento do cliente.

A solução é digitalizar!

Desse modo você irá melhorar o engajamento da sua marca com os consumidores, tornará o seu negócio mais relevante e obter bons resultados quando o assunto são vendas.

Além do mais, o dia a dia das pessoas e do público em geral está cada vez mais digital. Sendo assim, o seu negócio também deve adotar essa característica.

Portanto, para garantir todas as vantagens mencionadas, a sua empresa deve investir sim na digitalização e automação de processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

jan
17

Migração de plataforma e implantação | Como fazer de forma fácil com o Cervello ESM Fast Track

• 17 de janeiro de 2022

Realizar a implantação ou a migração de plataforma tecnológica é o caminho para a modernização de qualquer empresa, de qualquer segmento. Esses processos contribuem e aceleram a digitalização do negócio, otimizam a produtividade e modernizam as atividades realizadas. No entanto, é comum que haja uma preocupação em relação às dificuldades técnicas e as várias fases… Leia Mais
jan
05

Central de atendimento integrada com multicanais

• 5 de janeiro de 2022

O atendimento omnichannel é uma das principais marcas dessa era moderna. Nesse contexto, ter uma central de atendimento integrada na sua empresa tem tudo a ver com promover mais qualidade e produtividade. Não é à toa que hoje em dia, o conceito de Omnichannel esteja tão associado com a era digital. Se multicanal consiste em… Leia Mais
dez
20

Central de Serviços Multicanais – Como estruturar uma?

• 20 de dezembro de 2021

Quem gerencia uma empresa sabe que hoje em dia, na era digital, é essencial contar com uma central de serviços multicanais, capaz de integrar todos os setores do negócio de forma automatizada, possibilitando com isso um fluxo de trabalho rápido, organizado e de qualidade. Por meio de uma central, é possível abranger todas as áreas… Leia Mais
dez
06

ESM com integração de serviços – Como implementar por todas as áreas da empresa

• 6 de dezembro de 2021

Não há dúvidas de que o ESM é imprescindível para otimizar a gestão de uma empresa.  Contudo, para que ele realmente ofereça resultados positivos, é necessário utilizar o ESM com a integração de serviços. Entre os benefícios que essa integração oferece para o seu negócio vale mencionar a padronização nos processos de trabalho, melhoria na… Leia Mais
dez
03

Conceito Omnichannel – Como implementar em todas as áreas solucionadoras da empresa

• 3 de dezembro de 2021

Sem estabelecer para os seus clientes uma boa experiência em atendimento, os resultados serão desastrosos. As vendas irão minguar, será difícil estabelecer uma autoridade de marca e o seu negócio irá perder relevância. É nesse contexto que o conceito Omnichannel entra em ação. Na presente era digital, as novas tecnologias permitem que canais online e… Leia Mais
nov
25

Entenda como a Eicon deu um grande salto na produtividade com a Cervello ESM Suite

• 25 de novembro de 2021

A modernização, digitalização e automação de processos já se tornaram soluções cruciais para toda empresa que quer seguir nesta nova era tecnológica. Hoje em dia não dá para imaginar um negócio sendo competitivo sem investir na transformação digital, seja ele um pequeno ou grande negócio. Mas será que essa tal de modernização é o caminho… Leia Mais
nov
24

Estratégias de produtividade para equipes de sustentação e desenvolvimento

• 24 de novembro de 2021

A digitalização e a automação de processos são hoje em dia um processo de grande importância para as empresas, as tornando competitivas, melhorando a produtividade e otimizando a relação com os clientes. Porém, tão importante quanto promover o uso da tecnologia e a automação, é pensar também como deve ser realizada a gestão de uma… Leia Mais