6 maneiras de melhorar o atendimento do cliente com automação de processos
set
10

6 maneiras de melhorar o atendimento do cliente com automação de processos

5 Comentários

Estamos na era digital e cada vez mais as ferramentas online se tornam presentes nas empresas e no cotidiano dos consumidores. Os modos de gestão de negócios já não são como os de antigamente, porém há algo que ainda não mudou: o atendimento ao cliente continua uma das prioridades.

Nesse contexto de transformação digital, a automação dos processos pode contribuir muito para quem deseja saber como melhorar o atendimento ao cliente. Por meio dela, é possível atender com qualidade e eficiência.

Para saber como a automação tem tudo para solucionar a questão do atendimento no seu negócio, confira os insights que abordaremos nesse artigo.

Entenda o que é automação de processos

A automação de processos consiste basicamente em usar a tecnologia para otimizar a realização de tarefas que antes eram repetitivas, as tornando mais ágeis, rápidas e seguras.


Entenda 5 formas de gerar automação de processos nesse post


A automatização é bastante abrangente e pode contemplar todos os setores da empresa e o atendimento ao cliente é um deles. Além do mais, alguns dos benefícios proporcionados pela automatização podem ser facilmente percebidos. Veja alguns deles abaixo!

Diminui o desperdício

A automação possibilita detectar procedimentos que não resultam em vantagens para o seu negócio e que, por essa razão, podem ser facilmente descartados. Essa eliminação é importante para otimizar os processos e melhorar o atendimento realizado.

Promove mais agilidade nos processos

A automação torna a realização dos processos mais rápida. Isso é importante para não ocorrer atrasos no trabalho, assegurando serviços realizados sempre no prazo estipulado.

Atualiza os procedimentos

A automação é fundamental para qualquer empresa se modernizar. Na era digital os empreendimentos mais competitivos contam com processos automatizados.

Saiba como a automação de processos vai melhorar o atendimento ao cliente

Cliente bem atendido é cliente satisfeito! E cliente satisfeito é um dos maiores bens que uma empresa pode ter. Por isso, quando surgem ferramentas que realizam atendimentos de qualidade e que satisfazem os clientes, é fundamental conhecê-las.

Ir atrás da automação de processos não é um gasto, mas sim um investimento. Por meio dela você irá obter recursos capazes de melhorar significativamente o atendimento ao cliente como nos exemplos a seguir.

1 – Apresenta relatórios e monitoramentos

Uma boa gestão envolve compreender com precisão o que o cliente quer, bem como exige um acompanhamento dos resultados. Apenas com isso o gestor terá segurança para saber o que está funcionando no seu atendimento e o que deve ser melhorado.

Além disso, o atual contexto digital é marcado pelo grande volume de dados que circulam diariamente nas empresas, os chamados Big Data.

Sendo assim, diante de uma eficiente automação de processos, você pode contar com ferramentas que facilitam essa análise de dados.

Entre as várias soluções que a automação de processos apresenta está a possibilidade de oferecer relatórios e análises de dados que facilitam, por exemplo, a tomada decisões e a realização de novas estratégias de atendimento.

Inclusive, a análise de dados e informações relacionadas aos clientes facilitam para a empresa promover um excelente pós-atendimento, acompanhando esse cliente e proporcionando mais interações com ele.

2 – Auxilia os suportes de atendimento da empresa

A automação de processos ajuda também estruturando a rotina de atendimento, permitindo gerenciar a equipe e eliminar falhas no processo.

Tudo isso proporciona muito mais qualidade na hora de atender ao consumidor, trazendo para o seu negócio mais destaque e consolidando a sua base de clientes.


Experiência do usuário – Veja nesse post como sua empresa pode crescer por meio da tecnologia


3 – Gerencia o SAC

Administrar a interação do seu negócio com os seus clientes é importante. Nesse caso, a automação, por meio de processos personalizados e integrados com uma base de conhecimento organizada, estabelece uma padronização nos serviços de atendimento.

Diante dessa organização, se torna mais fácil interagir com o cliente, sanando todas as dúvidas que os consumidores apresentarem por meio de chats ou do SAC.

4 – Redução de custos

O impacto nos gastos do seu negócio é visível, pois a automação de processos irá contribuir para diminuí-los. Essa redução ocorre pelo fato de que haverá diminuição na quantidade de funcionários responsáveis pelo atendimento.

Ou seja, diante dos processos ocorrendo de modo automático e eficiente, haverá redução de colaboradores para realizar as tarefas mais simples da organização.

Além do mais, a automação no processo de atendimento confere para o gestor uma visão completa de toda a operação, mostrando detalhes que podem ser melhor analisados em termos de economia.

Outro ponto importante é que, ao implementar um sistema em sua organização, as suas tarefas provavelmente não irão depender mais de recursos físicos e muitas vezes caros como, por exemplo, papéis, impressões e outros recursos.

5 – Traz para a empresa a possibilidade de múltiplos canais

Se o consumidor tem a alternativa de interagir com o seu negócio por meio de mais de um canal, ele com certeza irá fazer isso. Essa é a característica dos consumidores na era digital: possuir um perfil omnichannel.

Nesse caso, a automação possibilita essa variedade de canais. Em alguns casos a interação pode ser via e-mail, por meio do telefone ou também por chats em tempo real.

A automação de processos tem a possibilidade de fazer a abertura de novos tickets e manter outros registrados.

A utilização dos chamados chatbots também é um reflexo da automação e que melhora muito o atendimento. Graças a esse recurso o seu empreendimento pode oferecer aos consumidores um atendimento em tempo integral.

6 – Atendimento Multioperador

O dashboard das boas plataformas de automação de processos viabiliza a atuação de um ou mais operador para prestar atendimento remoto.

Inclusive, dependendo da capacidade e funcionalidades da plataforma é possível integrar o atendimento a outras ferramentas, como o WhatsApp, por exemplo.

Além disso, também há a possibilidade de desenvolver atendimento por níveis e áreas e competências de cada operador.


Veja aqui 5 motivos para implementar o service desk na sua empresa


Saber como melhorar o atendimento ao cliente é a base para o êxito de qualquer negócio

Nesse contexto, a tecnologia surge como uma importante aliada, pois a transformação digital já deixou de ser uma possibilidade e se tornou uma realidade.

É por isso que a automação de processos aparece como uma solução. Ela não tem o objetivo de substituir o trabalho humano, mas sim torná-lo ainda mais eficiente.

Portanto, para saber mais sobre o assunto, conheça uma demonstração gratuita da plataforma Cervello e entenda como a nossa solução pode facilitar os processos da sua empresa e melhorar o seu relacionamento com os clientes.

5 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    jun
    24

    9 KPIs estratégicos para gerenciamento de serviços corporativos (ESM)

    • 24 de junho de 2021

    A digitalização de processos em uma empresa traz várias vantagens e não há dúvidas acerca disso. Contudo, é preciso ficar atento para o desempenho das ferramentas e processos utilizados em seu negócio como o Gerenciamento de Serviços Corporativos. Sabendo disso, é aí que os KPIs também aparecem para salvar o dia, especialmente quando o assunto… Leia Mais
    maio
    24

    Certificação Pink Elephant – Saiba mais sobre essa conquista da Cervello

    • 24 de maio de 2021

    A Cervello recebe este mês a Certificação PinkVerify, dando um importante passo para trazer ainda mais segurança e credibilidade aos empreendimentos na era digital. A Pink Elephant é conhecida internacionalmente no segmento de ITIL e ITSM. E a Cervello, nesse caso, apenas comprova o quanto é uma empresa antenada ao que há de mais importante… Leia Mais
    maio
    20

    O futuro dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC)

    • 20 de maio de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello participou do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG. Esse evento, realizado no formato online, foi criado e organizado pelo IEG. O 8º Shared Services Knowledge Exchange abordou temas relevantes sobre a digitalização nas empresas, tendo como público-alvo líderes e diretores de alta e média gerência de CSC,… Leia Mais
    maio
    04

    Home office e Service Desk cognitivo – A combinação essencial para 2021

    • 4 de maio de 2021

    Em tempos de pandemia, a transformação digital, que já era importante para o bom andamento dos negócios, se tornou a solução definitiva. É nesse contexto que o Service Desk ganha ainda mais relevância. Além disso, aliado a outras práticas que auxiliam as empresas, como o Home Office, o Service Desk assegura resultados positivos para as… Leia Mais
    maio
    04

    Sua empresa deve investir em automação e digitalização processos?

    • 4 de maio de 2021

    Não há saída! A solução é a automação e a digitalização de processos. É desse modo que qualquer empreendimento, seja uma mega corporação ou um pequeno negócio, tem condições de se adaptar à era digital. Nesse contexto, em que os consumidores utilizam canais digitais no dia a dia, é fundamental que as empresas também façam… Leia Mais
    abr
    30

    Cervello participa do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG

    • 30 de abril de 2021

    No dia 18 de maio a Cervello vai participar do 8º Shared Services Knowledge Exchange do IEG, um evento online criado e patrocinado pelo IEG. O SSKE faz parte de 4 eventos, no entanto, para essa edição, a Cervello irá patrocinar 3 deles. O 8º Shared Services Knowledge Exchange será realizado no formato online e… Leia Mais